Rompimento da barragem

Vazamento de rejeito de mineração no Rio Paraíba é contido em Jacareí, SP

Quantidade de resíduos lançados irregularmente no manancial não foi estimada até a publicação desta reportagem

Vazamento de rejeito de mineração no Rio Paraíba é contido em Jacareí, SP

Barragem de lagoa de mineração rompeu e lançou resíduos no Paraíba — Foto:Divulgação

O vazamento de resíduos de mineração de areia no Rio Paraíba, em Jacareí (SP), foi contido no começo da tarde deste sábado (6) após trabalho de reparo na barragem da lagoa de rejeitos, que rompeu na manhã de sexta-feira (5). O vazamento provocou desabastecimento de água a 75% a população de São José dos Campos (SP). O serviço só deve ser normalizado neste domingo (7).

O reparo foi feito pela mineradora responsável pelo incidente, Rolando Comércio de Areia, com a supervisão de técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A quantidade de resíduos lançados irregularmente no manancial não foi estimada até a publicação desta reportagem.

Após estancar o vazamento, o risco do incidente afetar o abastecimento de água em cidades próximas, como Taubaté e Pindamonhangaba, que também captam água do Paraíba, foi minimizado. A informação é do gerente de divisão da Sabesp em Taubaté, Claudio Katayama.

“Estamos monitorando desde ontem e não houve até agora nenhum reflexo do acidente no fornecimento de água a Taubaté e, consequentemente, a Pinda. Seguimos monitorando, mas o risco de algum prejuízo é pequeno”, disse Katayama ao G1.

O vazamento causou turbidez na água do rio e inviabilizou a captação no trecho de São José, que é normalmente feita com uma turbidez de 20 UNT (escala que mede a turbidez da água).

Nesta sexta, após o rompimento da barragem, o índice chegou a 1.080 UNT, considerado crítico. A água é considerada potável até 5 UNT.

Vazamento

O lançamento de rejeitos aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando a mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próxima ao rio, em Jacareí (SP).

A empresa depositava, irregularmente, os rejeitos da extração no lago de uma outra mineradora, que está com as atividades paralisadas, em processo de renovação de licença.

O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa e causou o rompimento da estrutura, lançando os rejeitos no rio. Ninguém ficou ferido e não houve registro de mortandade de peixes, segundo a companhia.

Medidas

A água coletada pela Cetesb após o incidente foi enviada para análise no laboratório de Taubaté. Com o resultado da análise, a agência vai verificar as penalidades cabíveis a partir de quarta-feira (10).

A Prefeitura de Jacareí informou que a empresa responsável pelo funcionamento da mineradora foi multada pela administração municipal em R$ 11.760. A empresa já havia sido multada anteriormente por descumprir a legislação municipal. Como é reincidente, foi multada pelo dobro do valor.

Nenhum representante da Rolando Comércio de Areia foi localizado até a publicação desta reportagem para comentar o assunto. Anteriormente, a empresa havia informado que estava trabalhando no reparo da barragem.

O vazamento de resíduos de mineração de areia no Rio Paraíba, em Jacareí 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

2

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

3

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

4

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

5

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso