A BMW já está em 2016 e divulgou a tabela de preços que passará a ser trabalhada a partir de janeiro. Os valores são um balde de água fria em quem esperava poder comprar os carros premium nacionais da marca a preços inferiores aos cobrados quando eles eram importados. O barateamento não só não veio com a produção local, como agora a empresa encareceu parte dos nacionais em até R$ 24 mil.
É o caso do Série 1, que foi reestilizado há poucos meses, quando foi lançado com preços promocionais. O hatch chegou a ser vendido por R$ 109.950 na versão 120i Sport flex e R$ 119.950 na 120i Sport GP flex. Agora, essas versões saltaram para R$ 157.950 e R$ 165.950, respectivamente, o que representa aumentos de R$ 30.500 e R$ 24.500. Já a versão 125i M Sport flex encareceu R$ 17 mil, passando de R$ 178.950 para R$ 195.950.
Nem o modelo mais vendido da linha foi poupado dos reajustes. O Série 3 encareceu entre R$ 21 mil e R$ 23 mil. A versão de entrada 320i Sport flex custava R$ 141.950 e agora custa R$ 163.950, enquanto a 320i Sport GP flex passou de R$ 153.950 para R$ 174.950. O maior aumento foi aplicado à 320i M Sport GP flex, que saltou de R$ 166.950 para R$ 189.950.
Os modelos Série 4, Série 5, Z4, X1, X3, X4 e X5 também encareceram entre R$ 11.500 e R$ 39.500. Mas, o maior aumento foi aplicado ao maior SUV da marca, o X6, que saltou de R$ 375.450 para R$ 417.950 na versão xDrive35i. O aumento totaliza R$ 42.500.
Atualizado em 16/12, às 17h10: Em nota, a BMW do Brasil explicou que “a variação dos preços está alinhada com o aumento dos custos que envolvem a produção local, provocado pela instabilidade cambial e pelos índices de inflação, somados à onerosa carga tributária. Tais custos foram absorvidos pelo BMW Group Brasil durante meses, sem repasse ao consumidor final”. Ainda segundo a empresa, os carros da Mini, empresa que faz parte do mesmo grupo, “também sofrerão ajustes”, que serão divulgados futuramente.