Crise

Ford põe 1,3 mil operários em férias coletivas e para produção em Taubaté

Paralisação tem o objetivo de adequar a produção à demanda do mercado. Período de afastamento varia de 18 a 40 dias, conforme setor de trabalho.

Ford põe 1,3 mil operários em férias coletivas e para produção em Taubaté

Ford põe 1,3 mil operários em férias coletivas e para produção — Foto:Globo.com

Cerca de 1,3 mil funcionários da fábrica de motores e transmissões da Ford em Taubaté (SP) entraram em férias coletivas nesta segunda-feira (14). O objetivo é adequar a produção à demanda do mercado.

O período de afastamento para os funcionários varia de 18 a 40 dias, conforme o setor de trabalho.

Os trabalhadores da área administrativa retornam à fábrica após as celebrações de Ano Novo. Já operários da fábrica de motores voltam à unidade no dia 22 de janeiro. Os setores de fundição e transmissões terão duas pausas. A primeira volta será após as comemorações de Ano Novo. Já o outro período de afastamento será de 25 de janeiro a 12 de fevereiro na fundição e entre 11 e 29 de janeiro no setor de transmissão.

Além das férias coletivas, a empresa adotou outra medida para a manutenção dos empregos. Na ultima quarta-feira (9) os funcionários aprovaram em assembleia a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), a pedido da empresa. A Ford anunciou excedente de 300 funcionários na planta.

O programa prevê redução de 20% na jornada de trabalho e 10% nos salários. Se aprovada pelo governo, a medida valeria a partir de 1º de março de 2016, por seis meses, podendo ser estendida até 30 de junho de 2017. Em contrapartida, a empresa não pode demitir até março de 2018 – exceto por justa causa.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

2

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

3

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

4

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil

5

Carros

Motorista confunde pedal, acelera e destrói carro de luxo em acidente