cresceu 85%

Land Rover e a Mercedes-Benz são campeãs de recall no Brasil em 2015

De acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo, o número de veículos chamados para recall no Brasil cresceu 85% em 2015

Land Rover e a Mercedes-Benz são campeãs de recall no Brasil em 2015

Land Rover uma daas campeãs de recall no ano passado — Foto:Divulgação

A Land Rover e a Mercedes-Benz foram as campeãs de recall no ano passado em todo o país. As duas montadoras fizeram nove campanhas cada uma, enquanto Volkswagen e Jeep ficaram em segundo lugar, com 8 chamados por defeitos.

De acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo, o número de veículos chamados para recall no Brasil cresceu 85% em 2015.

No total, 2.811.894 unidades foram chamadas para conserto, dentro de 116 campanhas. Em 2014, 1,51 milhão de veículos foram convocados, dentro de 96 campanhas.

Airbags
Por causa de um defeito nas unidades da fabricante japonesa de autopeças Takata, o sistema de airbag foi o que apresentou mais problemas: 1,36 milhão de carros entraram em recal apenas no ano passado.

O airbag da Takata pode lançar fragmentos de metal quando acionado e já está relacionado a 9 mortes no mundo. Em uma novela que se estende por anos ainda sem uma explicação exata dos motivos que causam a explosão de fragmentos metálicos, Honda, Toyota e Nissan disseram recentemente que não usarão mais os dispositivos da Takata em modelos futuros.

Segundo a agência Reuters, mais de 30 milhões de carros com o airbag mortal já foram chamados para recall no mundo inteiro. É o maior recall da história. Além dos 9 mortos confirmados, mais de 100 pessoas sofreram ferimentos devido a falha.

Todas as vítimas fatais estavam em modelos da Honda, mas Chrysler, Nissan, Subaru,Toyota e Mitusbishi já convocaram unidades pelo mesmo problema no Brasil. Os modelos chamados foram:
– Honda Accord, Civic, CR-V e Fit;
– Toyota Corolla, Fielder, Hilux, SW4 e RAV4;
– Nissan March, Versa, Frontier e Pathfinder;
– Subaru Impreza WRX;
– Chrysler 300C e RAM 2500;
– Mitsubishi Lancer Evo VIII e Evo IX.

Os recalls começaram em 2013, mas alguns foram ampliados em 2014 e em 2015. Não há prazo para comparecer: a qualquer tempo a montadora é obrigada a verificar e sanar eventual defeito apontado em recall.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

2

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

3

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

4

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil

5

Carros

Motorista confunde pedal, acelera e destrói carro de luxo em acidente