QUINTA-FEIRA

Bloco Picolé de Manga e Abrasel realizam 4º Festival Gastronômico da Manga

             O Bloco Picolé de Manga e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizam, no próximo dia 26, o 4º […]

Bloco Picolé de Manga e Abrasel realizam 4º Festival Gastronômico da Manga

             O Bloco Picolé de Manga e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizam, no próximo dia 26, o 4º Festival Gastronômico da Manga. O evento abre oficialmente a temporada carnavalesca do bloco que, em 2012, completa 19 anos. O FGM  será realizado no Mussulo Resort, no Conde, e vai reunir as novidades da culinária brasileira, que têm a manga como ingrediente essencial.

             Além da degustação dos pratos, o bloco vai promover o lançamento do 2º Catálogo de Artes Plásticas Picolé de Manga. Na ocasião, será aberta exposição com 20 obras originais da publicação. São trabalhos dos artistas plásticos Denise Costa, Fred Svendsen, Juliana Alves, Josenildo Juassuna, Wilson Figueiredo e Clóvis Júnior.  A exposição tem a curadoria do jornalista e sociólogo Marcus Alves.

            Segundo um dos diretores do bloco, Lucélio Cartaxo, a ideia é fazer um mix de turismo, gastronomia e arte, na perspectiva de integrar folia, arte e cidadania. “Queremos nos aproximar também do campo do Turismo, área importante para a gastronomia, daí porque escolhemos o Mussulo e o município de Conde, cidade do litoral sul que é referência no turismo no Estado da Paraíba”.  A atração musical do 4º Festival Gastronômico da Manga será Gracinha Teles e Banda. No evento,  que começa às 19h, os diretores irão anunciar as novidades e as atrações do carnaval deste ano.

 Catálogo e os artistas

O Catálogo de Artes Plásticas Picolé de Manga traz obras diversas, cuja materialidade cria e recria nosso imaginário urbano e rural.  Os artistas:

 

Denise Costa

Desenvolve uma arte marcada pelo imaginário cotidiano do Nordeste brasileiro. Obras:  Santos de Barros, Pessoas de Papel,  O Cavalo Inflável do Circo,  Fotografia.

Wilson Figueiredo
 Suas obras, que tem ganhado cada vez mais o espaço púbico e urbano das cidades, permitem uma leitura tridimensional a partir de uma luz que foca objetos e hábitos cotidianos brasileiros. Obras:  Mulher com sombrinha,  A rezadeira,  Vendedor de Cavaco Chinês,  Quebra Panela.

 

Fred Svendsen

Tem uma trajetória múltipla como pintor, designer, escultor e gravador com obras espalhadas nos grandes instituições do país. Obras: Homem em Lata – Menina na Paisagem,  A Menina do Olho de Perola . 

Juliana Alves
Vem desenvolvendo uma estética da transparência com temática urbana de perfil contemporâneo. Obras:  Janelas Para Uma Manhã,  Suave Manhã , Manhã Azul, Manhã Verde.

Clóvis Júnior
Tem se dedicado a registrar de modo muito especial as tradições culturais brasileiras que aparecem por meio de cores fortes e materializadas em um traço simples que revela toda força da fantasia, do lúdico e do imaginário popular.  Obras:  São Francisco,  Bumba Meu Boi.

Josenildo Suassuna
Sua obra é uma das referências da arte naïf brasileira tendo recebido o Prêmio  Revelação na Bienal Nacional de Arte Naïf (SESC – Piracicaba) em 2003. Obras: Criação,  Margem,  Criação – Noturno, Três Graças

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

10 receitas de peixada para provar prato tipicamente brasileiro

2

Culinária

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

3

Culinária

Reutilizar óleo de cozinha pode prejudicar saúde do cérebro

4

Culinária

Prefeitura de Cachoeira dos Índios torra quase R$ 300 mil com shows para ‘festa da cavalgada’

5

Culinária

Queijo do Brasil fica entre os 12 melhores do mundo em torneio francês