Raio X da festa junina

Conheça os nutrientes que compõem os pratos típicos

As comidas de festa junina são cheias de calorias, mas também contêm nutrientes importantes para o corpo. As nutricionistas Kátia Terumi Rodrigues, do Complexo

Conheça os nutrientes que compõem os pratos típicos

 

As comidas de festa junina são cheias de calorias, mas também contêm nutrientes importantes para o corpo. As nutricionistas Kátia Terumi Rodrigues, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, e Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, selecionaram os principais pratos oferecidos nas festas em homenagem a São João e destacaram as principais funções nutritivas dos ingredientes que os compõem.

Vale lembrar: quem tem diabetes e qualquer alergia ou intolerância alimentar deve ficar atento aos preparos, pois muitos pratos são ricos em ingredientes como açúcar, gorduras, leite e amendoim. Para quem quer controlar as calorias ingeridas, as duas nutricionistas sugerem fazer o prato trocando os ingredientes “gordos” por versões alternativas com menos gorduras e açúcar.

Em relação às bebidas, Flávia Morais dá a dica: “Se der, opte pelo quentão ou vinho quente sem álcool, para aproveitar os benefícios da uva, do gengibre e da canela, evitando os efeitos colaterais do consumo alcoólico”.

Raio X das comidas típicas:

Pé-de-moleque (487 calorias em 100g): o amendoim é rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Mas cuidado, ele é cheio de açúcar. Foto: Getty Images

Arroz doce (160 calorias em 100g): fonte de cálcio, o doce tem alto valor energético e é rico em carboidratos e vitaminas do complexo B.

Bolo de fubá (350 calorias em 100g): contém vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. Fornece, além de energia, antioxidantes e nutrientes para os ossos.

Paçoca (484 calorias em 100g): rico em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poli-insaturados, o amendoim protege de doenças cardiovasculares.

Doce de abóbora (207 calorias em 100g): a abóbora tem alto teor de fibras, além de vitamina C e potássio. É boa fonte de betacaroteno – um precursor da vitamina A.

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

2

Culinária

10 receitas de peixada para provar prato tipicamente brasileiro

3

Culinária

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

4

Culinária

Reutilizar óleo de cozinha pode prejudicar saúde do cérebro

5

Culinária

Prefeitura de Cachoeira dos Índios torra quase R$ 300 mil com shows para ‘festa da cavalgada’