Segundo dia

Escolas de samba e clubes de frevo desfilam em JP

Carnaval Tradição 2016 – João Pessoa de Todos os Ritmos acontece na Avenida Duarte da Silveira. Campeões serão conhecidos na madrugada da segunda (8)

Escolas de samba e clubes de frevo desfilam em JP

Á tarde, nove clubes de frevo darão início à programação. Depois, às 22h, é a vez do desfile das cinco escolas de samba — Foto:Divulgação

Neste domingo (7), a partir das 17h30, as orquestras de rua e escolas de samba são as estrelas que brilharão no segundo dia de desfiles do Carnaval Tradição 2016 – João Pessoa de Todos os Ritmos. Nove clubes de frevo darão início à programação na Avenida Duarte da Silveira (a Beira Rio), na Torre. Depois, às 22h, começa o desfile das cinco escolas de samba da Capital. Os campeões serão conhecidos já pela madrugada da segunda (8).

Império do Samba – Originária do Baixo Róger e com 11 anos de história, a atual campeã do Carnaval Tradição, a Império do Samba, buscará o sétimo título para a coleção, apostando no tema “A mística do 7” e no samba-enredo “Pintando o 7 na Avenida”, de Edmilson da Império.

A escola vermelha, branca e dourada entra na avenida com 280 componentes – boa parte empenhada desde agosto passado na preparação do desfile. “’Pintando o 7’ explora toda a superstição associada ao número, com alas representando os jogos de azar, as maravilhas do mundo, os pecados capitais e até os sete anões”, brinca o presidente, Ednaldo Travassos, o Mano.

Unidos do Róger – Desfilando pela segunda vez no Carnaval Tradição, a Unidos do Róger (“caçula” entre as escolas) levará para a avenida o tema “Mulheres Xamãs”, inspirado no poder místico de cura atribuído às mulheres indígenas. O samba-enredo “Pássaros da Noite, Curandeiras nos Ares da Fé” é assinado por Marinaldo Lira e Ewerton Santos.

“O nosso desfile homenageará as antigas parteiras e rezadeiras das aldeias, que detinham o poder de cura e recuperação sobre os demais”, diz Fernanda Benvenutti, presidente da agremiação e reconhecida militante da cultura popular, com passagens pelas extintas escolas Noel Rosa (de Cruz das Armas), Última Hora (de Jaguaribe) e Catedráticos do Ritmo (Róger). Ela foi também uma das fundadoras da Império do Samba (também do Róger), hoje sua concorrente.

Para a Beira Rio, a verde, rosa e branco trará cerca de 250 brincantes, divididos em cinco alas e dois carros alegóricos. “Fazer carnaval é um processo sofrido, dolorido e angustiante, mas ao mesmo tempo serve para demonstrar a riqueza da nossa cultura popular”, defende. 

Pavão de Ouro – Com apenas seis anos de desfiles no currículo, a Pavão de Ouro, do bairro São José, explorará também o misticismo em torno das origens da Amazônia, com o samba-enredo “Lendas, Mitos e Mistérios da Amazônia”, do carnavalesco e presidente Allams Amâncio.

“São mitos do imaginário popular, como o do boto cor de rosa, as crendices associadas ao Sol e lua e à rivalidade dos bois Garantido e Caprichoso”, explica. A azul e dourado apresentará 270 participantes (sendo 55 ritmistas) em cinco alas, dois carros alegóricos e um tripé.

Malandros do Morro – É uma das agremiações mais conhecidas do carnaval da Capital. Do bairro da Torre, a Associação Recreativa Escola de Samba Malandros do Morro foi fundada em 1956 por três amigos (Severino Cândido, Maria Eugênia e Gilberto Souza) inspirados na causa negra e na cultura do samba carioca.

Nasceu como Batutas do Samba (depois virou Batutas do Ritmo). Três meses depois, Maria Eugênia rebatizou a escola para o atual nome. As cores originais, azul e branca (numa referência talvez à Portela), mudaram, dois anos depois, para verde e branca, que ficaram até hoje.

Nessas seis décadas de existência (e com o Carnaval passando a ser competitivo desde 1961), sagrou-se 30 vezes campeã. A escola desenvolve diversos programas de cunho social que envolvem a comunidade do bairro (como bateria-show, escolinha de ritmistas, oficina da fantasia, oficina da alegoria e encontros socioculturais com seus agregados).

“Este ano, vamos homenagear os nossos 60 anos de fundação com o samba-enredo ‘Bodas de Diamante – um Longa-Metragem de uma Brilhante História’, de Potizynho Lucena e Polyana Resende, que também vão desfilar”, anuncia Romero Nery, presidente. São 300 componentes distribuídos em alas que perpassam as diferentes épocas, da diversidade de cores adotadas à influência do carnavalesco João Balula nos temas relacionados à negritude. 

Independente de Mandacaru – Fundada em 1985, a atual vice-campeã do Carnaval Tradição vai levar para a Beira Rio o samba-enredo “Medo”, em que trabalhará as sensações humanas mais temerosas em personagens extraídos do folclore brasileiro e da cultura pop.

São 200 participantes (50 ritmistas) da escola que têm as cores da bandeira canarinho estampadas em dez alas, 12 destaques, três carros alegóricos e um tripé. “Vamos vir com tudo para retomar o título”, aposta José Carlos Pereira da Silva, o Loril, presidente da escola. Em 2014, último ano em que Independente sagrou-se vencedora, explorou o mundo dos sonhos e do imaginário, com o samba-enredo “Balabadim: a minha mágica é assim”.

O desfile completa 101 anos de existência e é patrocinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope).

Programação Carnaval Tradição – João Pessoa de Todos os Ritmos:
 
Domingo (07/02)
 
Clubes de frevo
17h30 – Crianca Feliz
18h – Acorda do Frevo da Torre
18h30 – Piratas de Jaguaribe
19h – Dona Emília
19h30 – São Rafael
20h – Alegria do Frevo
20h30 – Gigantes do Frevo
21h – Ciganos do Esplanada
21h30 – Bandeirantes da Torre (atual campeão)
 
Escolas de samba
22h – Pavão de Ouro
22h40 – Unidos do Róger
23h20 – Malandros do Morro
0h – Independente de Mandacaru
0h40 – Império do Samba (atual campeã)
 
1h30 – Resultado dos clubes de frevo e escolas de samba
 
Segunda-feira (08/02)
 
Batucadas
18h – Batucada Nova Liberdade
18h15 – Batucada Águia de Ouro
18h30 – Urso Fulião

Ursos Carnavalescos
18h45 – Urso Anos Dourados
19h – Urso Preto
19h15 – Urso Sem Lenço Sem Documentos
19h30 – Urso da Paz
19h45 – Urso Verde
20h – Urso Amigo Batucada (atual campeão)
20h15 – Urso Jamaica
20h30 – Urso Santa Cruz
20h45 – Urso Reboliço
21h – Urso Canibal
21h15 – Urso Cachorro Louco
21h30 – Urso Celebridade
21h45 – Urso Panda
22h – Urso Alegria do Panda
22h15 – Urso Branco (participação especial)

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações