100 bolsas

PMJP abre inscrições para o programa ‘Bolsa Universitária’

Na seleção deste ano serão entregues 100 bolsas a estudantes universitários, que terão auxílio para custear gastos ao longo de todo o curso da graduação.

 
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abriu, nesta segunda-feira (8), inscrições para o programa ‘Bolsa Universitária’. As inscrições estarão abertas até o dia 19 deste mês e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 10 de maio. Na seleção deste ano serão entregues 100 bolsas a estudantes universitários, que terão auxílio para custear gastos ao longo de todo o curso da graduação.
 
Para a secretária da Sedes, Marta Geruza, o programa tem como objetivo melhorar a educação através de subsídios, para que os alunos possam se deslocar até às universidades e também custear material de apoio para o estudo na graduação. “Vemos famílias com renda per capita baixíssima e esta contribuição do programa é uma forma de incrementar e estimular os jovens a estudarem e conseguirem concluir suas graduações. Acreditamos que com esta ajuda estamos dando mais uma contribuição para melhoria na educação”, destacou.
 
Inscrições – Os interessados na bolsa devem comparecer à sede do programa ‘Bolsa Família’, na Avenida Pedro I, 849, Centro. Para efetuar a inscrição é necessário levar xérox e originais dos seguintes documentos: Número de Inscrição Social (NIS), identidade, CPF, comprovante de residência, histórico universitário (com carimbo) e comprovante de renda pessoal ou familiar. O horário de atendimento se inicia a partir das 8h e se estende até às 12h. Na parte da tarde também poderão ser efetuadas inscrições entre às 13h e 17h. No entanto, por dia, serão distribuídas 100 fichas.
 
Na edição de 2012, o programa contabilizou 452 inscrições de estudantes, dos quais 100 foram selecionados. Para concorrer às vagas, os candidatos não podem ter concluído nenhum curso de nível superior, bem como estar usufruindo de qualquer outro benefício ou incentivo à graduação.
 
Programa – O Programa Bolsa Universitária representa uma ajuda de custo para despesas como passagens, xerox e outras necessidades pertinentes aos alunos, que são estudantes carentes e que muitas vezes necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos seus estudos.

Para ser beneficiado, o aluno tem que está regularmente matriculado em instituições de ensino de nível superior (pública ou privada) e inserido no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Os valores das bolsas são de 1/3 do salário mínimo vigente para o aluno selecionado, cuja família esteja cadastrada no CadÚnico, e de 1/6 do salário mínimo vigente para o aluno que a família já esteja recebendo o benefício do Bolsa Família. Atualmente, o valor da bolsa é de R$113,00 para beneficiários do programa ‘Bolsa Família’ e de R$226 para que não recebe o auxílio do Governo Federal.

Acompanhamento – Semestralmente, os alunos beneficiários do Programa Bolsa Universitária deverão apresentar histórico que comprove sua situação escolar. Caso não seja aprovado em todas as disciplinas obrigatórias no semestre correspondente, serão descontados 20% do valor da bolsa por disciplina reprovada, até o limite de 100%. O desempenho do aluno será fundamental para a sua permanência no programa.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

4

Educação

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado

5

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição