Incentivos

Ricardo lança editais para capacitação de professores

Projeto para educação à distância e presencial em universidade da Finlândia está entre as ações anunciadas

Ricardo lança editais para capacitação de professores

Secretário de Educação, Aléssio Trindade, assinou edital do Mestrado Profissional nesta quinta-feira — Foto:Walla Santos

O governador Ricardo Coutinho lançou nesta quinta-feira (11) o Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O governador também anunciou hoje um intercâmbio com a Finlândia, por meio da Universidade Hank, voltado para a capacitação de professores. As ações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (11), durante a solenidade na Escola Técnica Estadual de João Pessoa – Pastor João Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira, na Capital.

Ricardo Coutinho informou que o edital para o Mestrado Profissional em parceria com a UEPB foi assinado hoje pelo secretário de Educação, Aléssio Trindade, bem como outros projetos que devem impulsionar positivamente o nível do ensino público no Estado. 

O Mestrado Profissional é voltado para professores efetivos da Educação Básica do Estado da Paraíba que estão em sala de aula. 

Os professores interessados devem se inscrever entre 1º e 4 de março no processo seletivo que preencherá 25 vagas da turma 2016 do Mestrado Profissional. O curso irá oferecer as linhas de pesquisa: Linguagens, culturas e formação docente; e Ciências, tecnologias e formação docente. A seleção constará de três etapas com caráter eliminatório: análise do projeto de pesquisa, incluindo a carta de intenção do candidato; prova escrita e arguição sobre o projeto de pesquisa.

Finlândia – O governador ressaltou também o processo de formatação e finalização da parceria com a Finlândia, país que tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo, também na área de formação.

Esse convênio, segundo Ricardo Coutinho, vai possibilitar a formação de professores por meio dos avanços e das inovações da educação finlandesa com educação a distância e presencial. Além disso, o governador anunciou mudanças em projetos já consolidados no Estado, como Escola de Valor e Mestres da Educação,  cujos projetos, deste ano, devem estar focados em português e matemática. “Estamos iniciando mais um novo momento na educação pública estadual”, afirmou Coutinho.

Mestrado Profissional– Para participar o candidato deve apresentar a seguinte documentação: formulário de inscrição; projeto de pesquisa em três vias impressas e uma em CD-ROM; além da carta de intenção, cópias de RG, CPF e diploma de Licenciatura e documentação comprobatória da experiência profissional na Educação Básica, através de declaração emitida pela Secretaria de Estado da Educação.

Os documentos poderão ser entregues e autenticados na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Para os que preferirem o envio através dos Correios, a documentação deve estar autenticada e deve ser enviada via Sedex para o seguinte endereço: Central de Integração Acadêmica, Rua Domitila Cabral de Castro, S/N, 3º andar, Sala 327, Bairro Universitário, CEP: 58.429-570, Campina Grande – Paraíba.

O resultado da análise do projeto será divulgado no dia 23 de março, enquanto a prova escrita deverá acontecer no dia 28 do mesmo mês. Este resultado sairá no dia 8 de abril. O resultado final será divulgado no dia 21 de abril, enquanto que as datas correspondentes às matrículas serão definidas posteriormente pela coordenação do programa.

Confira o edital neste link.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais