Em 2015

Flamengo é clube com marca mais valiosa do futebol nacional, diz estudo

De acordo com análise da BDO Sports Management, Rubro-Negro desbancou o Corinthians após quatro anos. São Paulo continua a completar o pódio no ano de 2015

Flamengo é clube com marca mais valiosa do futebol nacional, diz estudo

O clube encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhão

A forma como o Flamengo lida com suas finanças trouxe um grande feito para o clube fora de campo. De acordo com levantamento divulgado pela BDO Sports Management, o Rubro-Negro encerrou o ano de 2015 como o clube com maior valor de marca do futebol brasileiro.

A pesquisa, feita com 30 clubes, avaliou as receitas de marketing, estádio, sócios e mídia. Além disto, foram considerados dados financeiros (fluxo de caixa e diferenciais de marca de cada clube) e pesquisa e dados do torcedor (as características de cada torcida).

Após cinco anos, o Flamengo assumiu a liderança, deixando para trás o Corinthians. O clube encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhão – R$ 237 milhões a mais. Segundo a BDO Sports Management, o Rubro-Negro tem 53% de sua força nas mãos da torcida, enquanto 32% chegam pelas receitas e os outros 15% vêm através do mercado.

O Corinthians teve um crescimento no ranking – fechando o ano com seu valor de marca avaliado em R$ 1,2414 bilhão. Porém, sua evolução foi bem inferior à do Fla: 5,3 milhões. Embora o Timão tenha 53% de sua força na torcida, o clube tem 24% do seu valor de marca vindo da receita, e destina 23% do mercado.

Mesmo seguindo na terceira colocação, o São Paulo viu uma desvalorização em sua marca ao fim de 2015. O clube atualmente tem valor em R$ 878,1 milhões (R$ 1 mi a menos do que no ano passado). A torcida do Tricolor paulista abrange 41% da força da marca, enquanto 30% vem do mercado e os outros 29% vêm das receitas ligadas ao marketing.

O Palmeiras vem logo em seguida, com sua marca avaliada em R$ 651,2 milhões. Porém, o clube terminou 2015 com um crescimento de R$ 75,1 milhões em relação ao ano anterior. Entre suas forças de marca, a torcida abrange 39%, bem próxima do mercado, que ocupa 36%. As receitas refletem 25% do valor de marca.

O Grêmio segue na quinta colocação, e evoluindo em seu valor de marca, fechando o ano em R$ 590,1 milhões – R$ 21,6 mi a mais. Com grande campanha para sócio-torcedor, o Tricolor gaúcho tem as forças de sua torcida e de receitas equivalentes: 38% cada. O mercado ocupa 24% de sua força de marca.

O Internacional também permaneceu em sexto, mas encurtou sua distância para seu maior rival. A equipe encerrou 2015 com a marca avaliada em R$ 580,7 milhões – R$ 27 mi a mais do que no ano anterior. Sua torcida ocupa 39% do valor de marca, enquanto 38% vem das receitas e 23% do valor é ocupado pelo mercado.

O Cruzeiro comprovou novamente o crescimento do valor de sua marca, ultrapassando o Santos e assumindo a sétima colocação. Os celestes têm seu valor estimado em R$ 512,2 milhões – R$ 105 mi a mais do que no ano anterior. O clube vê sua força de marca vir especialmente das receitas, que abrangem 41%, seguido da torcida, com 35%, e de 24% vindo do mercado.

O ano de 2015 não foi bom para o Santos em termos fora do campo. Segundo a BDO Sports Management, o clube terminou 2015 com valor de marca estimado R$ 404,6 milhões – caindo R$ 11,4 mi em relação ao ano anterior. Com 40%, a força de marca mais importante dos santistas é o mercado, seguido da torcida, que abrange 37%, e receitas, com 23%.

O Atlético-MG manteve sua nona colocação, fechando o ano com valor de marca apontado em R$ 394,8 milhões – R$ 37,2 mi a mais. Suas receitas têm mais força de marca, com 38%, seguido da torcida, com 35%, e mercado, com 27%.

Completando o Top-10, está o Vasco, que fechou 2015 com valor de marca estimado em R$ 359,3 milhões – R$ 19,7 mi a mais do que no ano anterior. A torcida é a grande força do Cruz-Maltino, com 47%, enquanto 30% de sua força vem do mercado e os outros 23% chegam das receitas.

Em seguida ao Vasco, estão o Fluminense, com valor estimado em R$ 256 milhões, e o Botafogo, em R$ 209,3 mi.

CONFIRA ABAIXO O LEVANTAMENTO DE VALOR DE MARCA DE CLUBES em 2015 (em R$)*

1 – Flamengo – 1,2437 bilhão

2 – Corinthians – 1,2414 bilhão

3 – São Paulo – 878,1 milhões

4 – Palmeiras – 651,2 milhões

5 – Grêmio – 590,1 milhões

6 – Internacional – 580,7 milhões

7 – Cruzeiro – 512,2 milhões

8 – Santos – 404,6 milhões

9 – Atlético-MG – 394,8 milhões

10 – Vasco – 359,3 milhões

11 – Fluminense – 256 milhões

12 – Botafogo – 209,3 milhões

13 – Atlético-PR – 146,8 milhões

14 – Coritiba – 141,2 milhões

15 – Bahia – 102,5 milhões

16 – Sport – 87,4 milhões

17 – Vitória – 78,5 milhões

18 – Goiás – 63,7 milhões

19 – Portuguesa – 58,4 milhões

20 – Figueirense – 51,2 milhões

21 – Criciúma – 40,5 milhões

22 – Avaí – 39,5 milhões

23 – Náutico – 36,4 milhões

24 – Ponte Preta – 35,5 milhões

25 – Santa Cruz – 32,9 milhões

26 – Guarani – 19,1 milhões

27 – Ceará – 19 milhões

28 – Paraná – 18,8 milhões

29 – Atlético-GO – 17,6 milhões

30 – Fortaleza – 13,4 milhões

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 10, Botafogo-PB inicia venda de ingressos para duelo contra o Serra Branca no Paraibano

2

Esporte

Técnico diz que Botafogo-PB tinha responsabilidade de vencer o Bahia e celebra goleada: “De dar orgulho”

3

Esporte

Treze prioriza o Paraibano e deve poupar titulares contra o Vitória

4

Esporte

Visando SAF, Botafogo-PB aprova criação de comissão para modernizar estatuto

5

Esporte

Treze contrata zagueiro Antoniel, ex-CSP, Pombal e Nacional de Patos