magnitude 6,4

Terremoto deixa sete mortos e dezenas de soterrados em Taiwan

Um terremoto de 6,4 graus deixou neste sábado em Taiwan sete mortos e mais de 300 feridos, além de derrubar vários prédios, um deles de 16 andares

Terremoto deixa sete mortos e dezenas de soterrados em Taiwan

Equipes de resgate trabalham em escombros de prédio que desabou após terremoto nesta sexta-feira (5) em Taiwan — Foto:REUTERS/Stringer

Um terremoto de 6,4 graus deixou neste sábado em Taiwan sete mortos e mais de 300 feridos, além de derrubar vários prédios, um deles de 16 andares, em cujos escombros estavam presas 30 pessoas.
O tremor, de 6,4 graus, foi sentido na metade da noite, com intensidade maior na cidade de Tainan, sul, onde um condomínio de 16 andares cheio de famílias que celebrariam o ano-novo chinês caiu, deixando sob os escombros centenas de pessoas.
No fim da manhã, os socorristas, auxiliados por 400 soldados, já haviam liberado 200 moradores – 40 deles foram internados – e continuavam buscando 30 desaparecidos.
Neste prédio, morreram cinco pessoas, entre elas um bebê de 10 dias. As outras duas vítimas morreram em diferentes partes da cidade.
“Vi como o edifício começou a se mover da esquerda para a direita e de cima para baixo. Depois, começou a cair”, relatou, aterrorizado, um sobrevivente, ao canal SET TV. “Havia cheiro de gás e vazava água.”
Uma mulher contou, entre soluços, que usou um martelo para abrir caminho e sair dos escombros.
O ministro do Interior, Chen Wei-jen, disse temer que haveria no prédio mais gente do que o habitual, porque muitas famílias se reuniam para a celebração do ano-novo chinês. “Não sabemos exatamente quantas pessoas havia no momento do terremoto.”
Estão cadastrados no prédio 256 moradores, em 96 apartamentos. Em um edifício próximo que também desabou, bombeiros resgataram 30 pessoas presas nos escombros.
O terremoto foi registrado por volta das 20h GMT desta sexta-feira, 25km ao sul da cidade de Yujing e a 10km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que estimou a magnitude do tremor em 6,4 graus.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou não esperar uma onda gigante.
Taiwan está perto do ponto de contato de duas placas tectônicas e costuma registrar terremotos com frequência.
Em junho de 2013, um tremor de 6,3 graus no centro da ilha deixou quatro mortos e provocou deslizamentos de terra.
Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu Taiwan em setembro de 1999, deixando cerca de 2.400 mortos.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento