notíciasCulinária

Conheça os nutrientes que compõem os pratos típicos de São João

Ig
Conheça os nutrientes que compõem os pratos típicos

 

As comidas de festa junina são cheias de calorias, mas também contêm nutrientes importantes para o corpo. As nutricionistas Kátia Terumi Rodrigues, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, e Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, selecionaram os principais pratos oferecidos nas festas em homenagem a São João e destacaram as principais funções nutritivas dos ingredientes que os compõem.

Vale lembrar: quem tem diabetes e qualquer alergia ou intolerância alimentar deve ficar atento aos preparos, pois muitos pratos são ricos em ingredientes como açúcar, gorduras, leite e amendoim. Para quem quer controlar as calorias ingeridas, as duas nutricionistas sugerem fazer o prato trocando os ingredientes "gordos" por versões alternativas com menos gorduras e açúcar.

Em relação às bebidas, Flávia Morais dá a dica: "Se der, opte pelo quentão ou vinho quente sem álcool, para aproveitar os benefícios da uva, do gengibre e da canela, evitando os efeitos colaterais do consumo alcoólico".

Raio X das comidas típicas:

Pé-de-moleque (487 calorias em 100g): o amendoim é rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Mas cuidado, ele é cheio de açúcar. Foto: Getty Images

Arroz doce (160 calorias em 100g): fonte de cálcio, o doce tem alto valor energético e é rico em carboidratos e vitaminas do complexo B.

Bolo de fubá (350 calorias em 100g): contém vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. Fornece, além de energia, antioxidantes e nutrientes para os ossos.

Paçoca (484 calorias em 100g): rico em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poli-insaturados, o amendoim protege de doenças cardiovasculares.

Doce de abóbora (207 calorias em 100g): a abóbora tem alto teor de fibras, além de vitamina C e potássio. É boa fonte de betacaroteno - um precursor da vitamina A.

imprimir

comentários