notíciasParaíba

Programa Garantia Safra 2009/2010 está com inscrições abertas até 16 d0

A Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, através da Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra, alerta os 138 municípios potencialmente aptos a realizarem a adesão para safra 2009/2010, a comparecerem na sede do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), situada na Av. João da Mata, 400 no Bairro de Jaguaribe em João Pessoa, até o dia 16 de outubro. 

O coordenador Estadual do Programa Garantia Safra, Bruno Vieira Beltrão, lembrou que os representantes dos municípios devem apresentar no ato da assinatura do Termo de Adesão, os cadastros da Secretária Municipal de Agricultura e do Presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural sustentável, além de comprovar a regularização de aportes municipais de safras anteriores. 

Os municípios que devem comparecer a sede do Pronaf, são: Aguiar, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Aparecida, Arara, Araruna, Areia de Baraúna, Aroeiras, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernadino Batista, Boa Ventura, Boa Vista, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Borborema, Brejo dos Santos, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Cajazeirinhas, Camalaú, Campina Grande, Campo de Santana, Carrapateira, Casserengue, Catingueira, Conceição, Condado, Congo, Coremas, Coxixola, Cubati, Cuité, Curral Velho, Desterro, Diamante, Dona Inês, Emas, Esperança, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Gurinhém, Gurjão, Ibiara, Imaculada, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, Itatuba, Jericó, Juarez Távora, Juazerinho, Junco do Seridó, Juru, Lagoa, Lagoa Seca, Lastro, Logradouro, Malta, Manaíra, Marizopólis e Massaranduba 

E ainda: Matinhas, Mato Grosso, Maturéia, Mogeiro, Montadas, Monte Horebe, Monteiro, Natuba, Nazarezinho, Nova Floresta, Nova Olinda, Nova Palmeira, Olho D’Àgua, Olivedos, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Piancó, Picuí, Pocinhos, Poço Dantas, Pombal, Prata, Puxinanã, Quixaba, Riachão, Riachão de Bacamarte, Riacho de Santo Antonio, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Terezinha, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santarém, Santo André, São Bentinho, São Domingos, São Domingos do Cariri, São João do Tigre, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José de Lagoa Tapada, São José de Piranhas, São José do Bonfim, São José do Sabugí, São José dos Cordeiros, São José dos Ramos, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Sebastião do Umbuzeiro, Seridó, Serra Branca, Serra Redonda, Solânea, Soledade, Sossego, Taperoá, Tavares, Teixeira, Triunfo, Uiraúna, Umbuzeiro, Várzea, Vista Serrana, Zabelê. 

Na Paraíba, o Programa Garantia Safra é operacionalizado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), e visa garantir renda mínima de até R$ 600, em 04 parcelas de R$ 150,00, a agricultores familiares, com perdas acima de 50% nas lavouras de arroz, feijão, milho, algodão e mandioca. Trata-se de uma espécie de seguro para compensar pequenos produtores de prejuízos, decorrentes de estiagem e excesso de chuvas. 

Para o coordenador estadual, Bruno Vieira Beltrão, o Garantia Safra é também uma ação do Pronaf, executada em parceria com estados e municípios. Por isso é necessária a adesão dos municípios ao programa. Os recursos para bancar os benefícios vêm das contribuições de agricultores, prefeituras municipais, governos estaduais e governo federal, a partir de um fundo financeiro solidário chamado Garantia Safra. 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sedap

imprimir

Comentário indisponível

Em respeito à Legislação Eleitoral estamos removendo temporariamente o espaço reservado aos comentários dos internautas. Estaremos retomando esta interatividade tão logo cesse o período de vedações previstas em Lei.