notíciasTecnologia

Fotógrafo faz objetos flutuarem em imagens com ângulos inusitados

Techtudo
Fotógrafo faz objetos flutuarem em imagens

 

O fotógrafo alemão Michael H. Rohde gosta de desorientar. Depois de "In Top View", de 2009, ele surge com o "From Below", série fotográfica que registra espaços interiores de baixo para cima. Assim como no ensaio anterior, o objetivo do artista é confundir o olhar humano, que necessita centralizar as perspectivas para orientação, e causar certa perturbação.

Vendo as fotos, a impressão do observador é de que elas foram tiradas como se os móveis estivessem flutuando sobre um piso invisível. Tudo ilusão de ótica. Na verdade, o artista compôs as imagens a partir de centenas de fotografias individuais de várias partes da sala, que, quando juntas, formam a ideia de cômodo.

Apesar de desnorteadoras, as imagens acabam cativando justamente pela nossa fixação em estabelecer uma relação com realidade conforme a conhecemos. Dessa forma, a obra de Rohde acaba assumindo, esteticamente, um caráter paradoxal e fascinante. É impossível não se incomodar ao ver, mas é impossível parar de olhar. Você concorda?

  •  

Quarto de criança pela perspectiva do fotógrafo alemão (Foto: Michael H. Rohde)Quarto de criança pela perspectiva do fotógrafo alemão (Foto: Michael H. Rohde)Cozinha também foi fotografada de baixo pra cima (Foto: Michael H. Rohde)Cozinha também foi fotografada de baixo pra cima (Foto: Michael H. Rohde)Área de serviço vista de baixo (Foto: Michael H. Rohde)Área de serviço vista de baixo (Foto: Michael H. Rohde)Imagem final é obtida com a junção de várias fotos (Foto: Michael H. Rohde)Imagem final é obtida com a junção de várias fotos (Foto: Michael H. Rohde)Ângulo inusitado causa desorientação (Foto: Michael H. Rohde)Ângulo inusitado causa desorientação (Foto: Michael H. Rohde)Banheiro fotografado no ensaio "From Below" (Foto: Michael H. Rohde)Banheiro fotografado no ensaio "From Below" (Foto: Michael H. Rohde)Paredes coloridas dão ainda mais profundidade à foto (Foto: Michael H. Rohde)Paredes coloridas dão ainda mais profundidade à foto (Foto: Michael H. Rohde)

imprimir

Comentário indisponível

Em respeito à Legislação Eleitoral estamos removendo temporariamente o espaço reservado aos comentários dos internautas. Estaremos retomando esta interatividade tão logo cesse o período de vedações previstas em Lei.