Capitania dos Portos

Empresa faz seguro obrigatório de embarcações somente até março

Segundo o comandante Luis Soares, enquanto no Brasil, 80% das embarcações estão inadimplentes, no estado da Paraíba esse índice é bem menor, está em cerca de 15%

Litoral da Paraíba tem trechos impróprios para banho.

Litoral da Paraíba tem trechos impróprios para banho (foto: Walla Santos).

A Bradesco Seguros, responsável pelo seguro obrigatório das embarcações em todo o país, vai continuar prestando o serviço até o dia 31 de março. Foi o que informou o capitão de fragata Luis Soares, comandante da Capitania dos Portos na Paraíba, conforme a orientação da Diretoria de Portos e Costas, da Marinha do Brasil. Após esse período, a Capitania ainda deve receber orientações da Marinha. Mas até lá, o seguro está sendo exigido nas inspeções.  

“Enquanto isso, a Capitania dos Portos tem cobrado o seguro obrigatório nas abordagens que faz nas embarcações durante as inspeções navais”, explicou o capitão de fragata. O seguro é exigido, também, nos casos de negociação das embarcações, como venda ou troca.

Segundo o comandante Luis Soares, enquanto no Brasil, 80% das embarcações estão inadimplentes, no estado da Paraíba esse índice é bem menor, está em cerca de 15%. “Esse valor de 80% é no Brasil, no estado da Paraíba a gente tem verificado nas nossas inspeções, a gente tem autuado aqueles que não têm seguro, e ficam em torno de 15% que não têm seguro. As demais embarcações, ou o seguro está sendo pago ou está guardado dentro de casa”, disse. Ou seja, não estão navegando. 

O valor da multa é o dobro do valor do prêmio anual, e varia de embarcação para embarcação. O valor do seguro obrigatório, conforme explicou o comandante, para uma embarcação de esporte, por exemplo, gira em torno de R$ 18 a R$ 20.  
A empresa Bradesco Seguros comunicou à Marinha que precisava fazer uma nova negociação para continuar prestando os serviços do seguro obrigatório. Até agora não se chegou a um acordo sobre o assunto.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

2

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

3

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

4

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

5

Paraíba

Tribunal de Justiça entrega à Assembleia anteprojeto que cria novos cargos de desembargador