Alhandra e Lucena

Helicóptero Acauã realiza dois resgates aero médicos no Litoral do Estado

O helicóptero modelo Esquilo B está sendo empregado durante as festividades de carnaval no Estado, para atender ocorrências de grande porte

Helicóptero Acauã realiza dois resgates aero médicos no Litoral do Estado

Os pacientes foram levados ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena — Foto:Divulgação

Duas pessoas foram resgatadas pelo helicóptero Acauã nesta sexta-feira (05) nas cidades de Alhandra e Lucena. Um homem de 37 anos e uma mulher de 57 tiveram resgate aero médico e foram levados ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

O helicóptero modelo Esquilo B está sendo empregado durante as festividades de carnaval no Estado, para atender ocorrências de grande porte, que envolvem policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios.

De acordo com o coronel João Erivaldo Pontes, comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Paraíba, “a idosa apresentava um quadro clínico de possível AVC e foi levada para o Hospital de Trauma em 18 minutos, com sucesso. Já o outro paciente tinha provável politraumatismo e em 20 minutos estava no hospital”.

A idosa foi levada do Litoral Sul do Estado para a unidade hospitalar da Capital. No outro atendimento, a aeronave realizou o deslocamento do homem, vítima de acidente automobilístico na PB-025.

O coronel ainda destacou que durante o carnaval o helicóptero está à disposição das Forças de Segurança, no enfrentamento à violência por meio de atividades de prevenção e repressão. “Nosso equipamento tem uma autonomia de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora. Quanto ao espaço, a capacidade é para até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além da possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportadas, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico”, finalizou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba