alerta agevisa-PB

Passagem da tocha olímpica aumenta risco de doenças infecciosas e surtos

A diretora-geral da Agevisa/PB recomenda que todas as pessoas, entidades e órgãos tomem medidas de prevenção dos riscos à saúde para a passagem da tocha

Passagem da tocha olímpica aumenta risco de doenças infecciosas e surtos

A tocha passará pela Paraíba nos dias 2, 3 e 4 de junho. — Foto:Divulgação

Em tempos de surtos de gripe da H1N1, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB) alerta que a passagem da tocha olímpica das Olimpíadas 2016 pela Paraíba deve aumentar o risco de doenças infecciosas e surtos no Estado. 

De acordo com a diretora-geral da Agevisa-PB, Glaciane Mendes, por se tratar de um evento de massa, a passagem da tocha olímpica deverá reunir um elevado contingente de pessoas em todos os municípios integrados ao projeto, inclusive nas cidades paraibanas, fato que aumentará consideravelmente os riscos de transmissão de doenças infecciosas e de surtos. 

“Normalmente nesses eventos vêm pessoas de outros países e nós vamos realizar um trabalho preventivo  em restaurantes, hotéis, produtos e serviços de competência da Agevisa vão passar por essa fiscalização”, explicou Glaciane Mendes. 

A diretora-geral da Agevisa/PB recomenda que todas as pessoas, entidades e órgãos envolvidos tomem medidas de prevenção dos riscos à saúde, reduzindo a probabilidade de eventos negativos e assegurando o cumprimento dos requisitos necessários à garantia da qualidade dos serviços ofertados, merecendo atenção especial as áreas de alimentação, prestação de serviços de saúde, oferta de água potável, coleta e destinação de resíduos sólidos, controle de pragas, coleta e destinação de efluentes sanitários, e de limpeza e desinfecção (quando couber).

A dirigente informou que a tocha olímpica, que percorre o Brasil rumo à cidade-sede das Olimpíadas 2016 (Rio de Janeiro/RJ), onde chegará no dia 4 de agosto, passará pela Paraíba nos dias 2, 3 e 4 de junho. “No primeiro dia a tocha percorrerá as principais vias das cidades de Pedras de Fogo, Itabaiana e Campina Grande. No segundo dia passará por Guarabira, Sapé e João Pessoa. No terceiro e último dia (04/06) estará na cidade de Mamanguape, de onde seguirá para o vizinho Estado do Rio Grande do Norte”, observou.

Emergências em Vigilância Sanitária, podem ser notificadas via Rede de Emergências em Saúde (CIEVS) ou diretamente para o Centro de Gerenciamento de Informações sobre Emergência em Vigilância Sanitária (eVISA), por intermédio dos telefones do plantão (83) 9.8842-8263 (Agevisa/PB) e (61) 9522-6064 e 9965-7625 (Anvisa).

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista