Sem vínculo

Servidores do HU lançam nota contra inclusão de funcionários da Ebserh nas eleições para reitor

Comissão também se colocou contraria a antecipação das eleições, proposta que caso aceita irá reduzir drasticamente o debate

Servidores do HU lançam nota contra inclusão de funcionários da Ebserh nas eleições para reitor

Hospital Universitário (HU), João Pessoa — Foto:Walla Santos

A tentativa da reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Formiga, incluir os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no processo eleitoral para reitor da universidade está sendo repudiada pelos servidores do Hospital Universitário (HU), que divulgaram Nota, nesta quinta-feira (05). Eles alegam que “os mesmos não possuem vínculo formal com a UFPB”. 

Segundo uma comissão formada pelos servidores do HU, os trabalhadores da Ebserh não são servidores da UFPB, mas de uma empresa que presta serviços ao Hospital Universitário. O grupo destaca que eles não possuem regime estatutário, são empregados da empresa, contratados via seleção pública e pelo regime celetista.

Em nota, a comissão também se colocou contraria a antecipação das eleições, proposta que caso aceita irá reduzir drasticamente o tempo de campanha e, consequentemente, o debate.

Veja a nota na íntegra.

ABAIXO O CASUÍSMO ELEITORAL!

POR UM DEBATE SÉRIO SOBRE OS PROBLEMAS DA UFPB E DO HULW!

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, a Comissão Setorial dos Servidores lotados no HULW discutiu o processo de consulta eleitoral para reitor da UFPB, que definirá os destinos desta universidade – da qual temos muito orgulho de compor seu quadro de servidores – para os próximos quatro anos.

Após debate, entendemos como um profundo casuísmo a proposta de modificação do colégio eleitoral da consulta, no sentido de inclusão dos colegas empregados da EBSERH. Embora entendemos como legítimo a reivindicação destes companheiros do direito de votar, compreendemos que uma discussão complexa como essa, já que os mesmos não possuem vínculo formal com a UFPB, não pode ser feita de improviso numa reunião do Consuni convocada entre as férias acadêmicas e o feriadão de carnaval. Defendemos que este tema precisa ser submetido a amplo debate e no espaço próprio, que seria o Congresso Constituinte, que a atual gestão, a exemplo das anteriores, se recusou a convocar.

Além disso, a discussão da relação entre a UFPB e a EBSERH precisa ser discutida de uma forma ampla. O Consuni precisa discutir o direito da Comunidade de Saúde da UFPB voltar a eleger a Superintendência do HULW, direito que foi cassado desde que a EBSERH assumiu a gestão deste hospital universitário. É preciso discutir a situação dos servidores da UFPB que trabalham no hospital e não querem ser cedidos para a EBSERH. É urgente se discutir as precaríssimas condições de trabalho a que estão sendo submetidos todos os trabalhadores do hospital – servidores da UFPB, empregados da EBSERH e terceirizados.

Por último, entendemos que os prazos propostos na minuta de resolução que será submetida ao Consuni para a realização da consulta eleitoral, com eleições previstas para 13 de abril, pouco depois da Semana Santa, impede a realização de um debate sério dos graves problemas e desafios que a nossa querida Universidade tem diante de si.

Convocamos, assim, os membros do Consuni, em especial a representação dos técnico-administrativos – Verônica Pacheco (HULW), Rômulo Xavier (HULW), Valdevino Neto (HULW), Vicente Bernardo (Reitoria) e Andrea Machado (Areia) a votar pela manutenção dos atuais critérios de votação para a consulta a Reitor e aprovar um prazo de campanha condizente com o debate sério que precisamos fazer sobre os graves problemas da UFPB em geral, e do HULW em particular.

COMISSÃO DOS SERVIDORES DA UFPB LOTADOS NO HULW

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Caso Padre Zé: defesa solicita prisão domiciliar para ex-diretora após decisão que beneficiou padre Egídio

2

Paraíba

Idecan divulga resultado final do concurso da Guarda Civil de João Pessoa

3

Paraíba

Padre Egídio recebe alta hospitalar e vai cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica

4

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas fortes e ventos de até 60km/h para 83 munícipios da Paraíba

5

Paraíba

Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto são os municípios com mais indígenas na Paraíba; confira levantamento