Aedes Aegypti

Em visita à Paraíba, ministro garante que não faltarão recursos para combater mosquito

Ricardo Coutinho e o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves, participaram da mobilização nacional contra o Aedes aegypti em João Pessoa

Em visita à Paraíba, ministro garante que não faltarão recursos para combater mosquito

A PB é o estado com o maior número de imóveis visitados dentro das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti — Foto:Divulgação

O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves esteve em João Pessoa neste sábado para participar do Dia de Mobilização contra o Aedes Aegypti. Ele assegurou que não faltarão recursos para o combate ao mosquito da dengue. “O Governo Federal está hoje com 220 mil pessoas trabalhando na erradicação do Aedes, em todo o país. Não faltarão recursos para eliminar este mosquito, causador de tantas doenças. Mas é fundamental que todos nos ajudem. Essa guerra é vencer ou vencer”, enfatizou.

Ricardo Coutinho e o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves, participaram neste sábado (13), em João Pessoa, da mobilização nacional contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus, um dos causadores da microcefalia em bebês.

Eles estiveram na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, com a participação de secretários de Estado, Gerências Regionais de Saúde, Bombeiros, Exército, escoteiros e outros órgãos.

Henrique Alves ainda falou sobre as Olimpíadas que vão acontecer este ano no país. “O Brasil vai sediar um evento grandioso e quer se mostrar ao mundo como um país organizado, então esse momento único não pode ser atrapalhado por um mosquito. Vamos nos unir para acabar com o Aedes aegypti”, disse.

O governador enfatizou a importância das atividades que estão sendo realizadas para eliminar os focos do mosquito em todo o país. “Por mais que os agentes públicos trabalhem para a erradicação dos focos, é preciso a colaboração da população. Cada um tem que olhar para dentro da própria casa, peço que não deixem nenhum possível foco. Só acabaremos com a dengue, zika e chikungunya quando não deixarmos o mosquito nascer” disse.

Alô Mãe – O governador também falou sobre projeto “Alô Mãe” que será lançado em breve, com o objetivo de acompanhar as gestantes. “Trata-se de um call center que vai monitorar as gestantes, o andamento do pré-natal e também os bebês. Faremos um trabalho preventivo, que pode contribuir para a diminuição da mortalidade materna, bem como diagnosticar precocemente a microcefalia e outras doenças, como já acontece no caso das cardiopatias, com a ação da nossa Rede de Cardiologia Pediátrica”, frisou Ricardo Coutinho.

Casos – De 1 a 25 de janeiro de 2016 (4ª semana epidemiológica de início de sintomas), foram notificados 1.256 casos prováveis de dengue, destes 371 confirmados, os demais seguem em investigação. A Paraíba é o estado com o maior número de imóveis visitados dentro das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, desenvolvidas por meio de parceria da SES, com o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros e as Prefeituras. Até a última sexta-feira (12), 931.820 imóveis foram visitados, o que equivale a mais de 79%.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono