de 371 para 425

Paraíba já tem 425 casos suspeitos de microcefalia

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde. João Pessoa tem 204 casos e é o município com o maior número de notificações

Paraíba já tem 425 casos suspeitos de microcefalia

Ministério da Saúde confirma relação de casos de microcefalia com o zika vírus — Foto:Divulgação

Na Paraíba, o número de casos suspeitos de microcefalia passou de 371 para 425. É o que informa o boletim epidemiológico nº 5, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES – PB) nesta terça-feira (22). A quantidade de notificações é distribuída em 72 municípios e se enquadram dentro das orientações dadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

A região metropolitana de João Pessoa contabiliza 70% do número de casos suspeitos. João Pessoa se mantém como o município com maior número, num total de 204 casos, sendo também o município que mais revisou prontuários, realizando busca ativa retrospectiva nos atendimentos das maternidades públicas e também o município que já registra duas mortes, 30 casos descartados e 19 confirmados. O Conde segue com 16 casos, Bayeux com 14, Alhandra com 13, Caaporã 11 casos e Pedras de Fogo contabilizou 10 casos. Já o município de Pitimbu está com nove casos suspeitos, Cabedelo também com nove casos, Santa Rita com seis casos, Rio Tinto cinco casos e Lucena um caso.

“A SES-PB está apoiando os municípios para agilizar a investigação dos casos suspeitos. Nossa equipe reforça a importância da notificação de novos casos, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, enfatizou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Do total de casos notificados até o momento, 21 foram confirmados, 30 descartados e os demais (374) continuam em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da SES-PB e do Ministério da Saúde. Dois casos foram confirmados em gestantes residentes no município de Juazeirinho, cujos fetos apresentaram microcefalia e diagnósticos laboratoriais conclusivos para vírus Zika em amostra de líquido amniótico.

Neste período, cinco casos suspeitos evoluíram para óbito – quatro infantis e um fetal – cujas mães são residentes dos municípios de Piancó (um), Conde (um) e João Pessoa (três). Após a conclusão da investigação, um óbito infantil foi descartado – os achados não eram compatíveis com malformação congênita de origem infecciosa. Os demais estão em investigação. Segundo o tipo de detecção, 88% (373/425) das notificações foram de recém-nascidos, 51 fetos com alterações do SNC (12%) e um natimorto.

“A maioria das notificações feitas até então foi realizada baseada, apenas, na medida do perímetro cefálico (PC) igual ou inferior a 33 centímetros, independentemente da mãe relatar ou não sinais ou sintomas de doenças infecciosas durante a gravidez e de exames complementares. Portanto, trata-se de uma triagem de crianças nascidas a partir de 1º de agosto, que se enquadram na definição de caso suspeito, a fim de possibilitar o desencadeamento da investigação e, com isso, concluir um diagnóstico final de confirmação ou descarte de malformação congênita relacionada ao vírus Zika, conforme protocolo clínico do Ministério da Saúde”, explicou Renata Nóbrega.

CONFIRMAÇÃO

O Ministério da Saúde confirmou no dia 28 de novembro a relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do MS em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos foi identificada a presença do Zika vírus.

“Essa é uma situação inusitada no ramo da pesquisa científica. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como: a transmissão desse agente; a sua atuação no organismo humano; a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante”, explicou Renata Nóbrega.

SERVIÇOS

Os serviços de referência no tratamento dos casos de alto risco são: Maternidade Cândida Vargas, Maternidade Frei Damião e Hospital Universitário Lauro Wanderley (em João Pessoa), Maternidade Peregrino Filho (em Patos) e o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea, em Campina Grande).

Para outros esclarecimentos, deve-se entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), pelo telefone: 0800-281-0023.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos