IPHONE 7

iPhone 7 pode ser à prova d’água, segundo patente da Apple

As patentes mais recentes registradas pela Apple endossam rumores e especulações sobre o design e funcionalidades do próximo iPhone

iPhone 7 pode ser à prova d'água, segundo patente da Apple

iPhone 7 pode ter padrão de fones totalmente diferente. — Foto:Divulgação/Google

Desde o recente lançamento do iPhone 6s e 6s Plus no segundo semestre desse ano, muitos rumores sobre o vindouro iPhone 7 circulam na Internet, fornecidos por analistas, que através de monitoramento de registros de patentes e observação de dados coletados, tecem análises para especular mudanças de design, funcionalidade e eficiência do próximo smartphone da Apple.

FONES DE OUVIDO DIFERENCIADOS

Na corrida para tornar os smartphones mais finos, a Apple declarou recentemente que deverá se despedir do fone de ouvido em sua próxima versão.

Se os rumores forem verdadeiros, o iPhone 7 que deverá ser lançado em setembro de 2016 será relmente ultra-fino, com uma espessura de apenas 6 milímetros, contra os 6,9 mm do iPhone 6S.

Recentemente o site Patently Apple divulgou que a Apple registrou uma patente que diminui os conectores do fone de ouvido pela metade — reduzindo a espessura de 3,5 mm para cerca de 1,75 mm. Isso faria com que os atuais acessórios só funcionassem com adaptadores especiais, permitindo também a chegada de uma grande quantidade de novos fones no mercado, já com as dimensões adaptadas.

À PROVA D’ÁGUA

O iPhone 7 pode ser o primeiro celular da Apple à prova d’água. É o que revela uma patente solicitada em 2014, mas que veio à tona somente nesta semana. O documento descreve o funcionamento de portas do smartphone feitas de elastômero “auto-curável”, capaz de proteger os componentes internos do dispositivo em caso de contato com água.

Com isso, há uma chance, mesmo pequena, de que o provável iPhone 7 seja à prova d’água, assim como o Sony Xperia Z5.

Segundo a patente, o material especial descrito revestiria portas como a entrada de fone de ouvido e o conector do carregador, mantendo-os selados internamente contra água, sem tampas visíveis. Ao inserir um cabo Lightning, por exemplo, o elastômero se contrairia sozinho para deixar passar a conexão, fechando a passagem novamente uma vez que o cabo fosse desconectado.

O método evitaria o incômodo de ter que remover tampas de borracha manualmente sempre que o usuário precisar usar as entradas do aparelho. A Sony e a Samsung já implementaram algo parecido em alguns de seus aparelhos, mas mantendo portas físicas em alguns casos, como no slot para cartão microSD.

No entanto, a possibilidade de a novidade da Apple já vir aplicada ao iPhone 7 é pequena, pois a patente ainda não foi aprovada pelo órgão regulador dos EUA, que ainda deve analisar o documento minuciosamente para verificar se a propriedade intelectual já foi registrada por outra empresa anteriormente. Vale lembrar, porém, que essa não é a primeira patente da maçã que envolve iPhones à prova d’água.

O QUE ESPERAR DO iPHONE 7

Ainda se sabe muito pouco sobre as possíveis inovações que devem chegar com o iPhone 7. Além da usual melhoria na câmera e no processador, espera-se que o aparelho traga um iOS atualizado, com novas funções, e um design muito parecido com o estreado no iPhone 6.

De resto, rumores dão conta de um sistema de sensores capazes de absorver impactos de quedas, protegendo o display do aparelho; novos fones de ouvido que aprendem o gosto musical do usuário e até detector de fumaça. Os novos recursos são baseados em patentes divulgadas recentemente, portanto podem equipar tanto o próximo iPhone quanto modelos futuros.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial