Bancada

Em reunião com Hugo Motta, Republicanos rejeita federação com União Brasil e Progressistas

A proposta foi colocada em discussão durante reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (PB), e o presidente da legenda, Marcos Pereira (SP).

Hugo Motta Republicanos

(foto: reprodução/redes sociais)

A bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de federação com o PP e União Brasil. A proposta foi colocada em discussão durante reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (PB), e o presidente da legenda, Marcos Pereira (SP).

Segundo informação divulgada pelo Jornal o Globo, entre os 40 deputados presentes, 39 votaram contra, de acordo com os parlamentares.

Um dos principais motivos para a rejeição são disputas entre caciques locais. Em Pernambuco, por exemplo, são lideranças fortes: Augusto Coutinho (Republicanos), Mauro Mendonça Filho (União) e Eduardo da Fonte (PP). Os três entrariam em pé de guerra para ver quem teria domínio sobre a coligação em eleições.

Entre os líderes do PP e do União, no entanto, a esperança de convencer os deputados do Republicanos segue viva. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o secretário-geral da sigla, ACM Neto, são entusiastas da federação que se tornaria a maior força do Congresso, com 153 deputados e 17 senadores.

Mas ambos os partidos também tem resistências de integrantes locais. Líderes estaduais do União Brasil avaliam não ser possível acomodar os diferentes interesses das legendas em cada unidade da federação.

Conforme divulgado pelo Jornal o Globo, o argumento é de que são três partidos grandes, de tamanho semelhante, e seria difícil escolher quem comandaria a federação em estados importantes, como Rio e São Paulo.

*com informações de Jornal O Globo.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Veneziano acompanha prefeito de Cabedelo em audiência no Ministério das Cidades para tratar de obras de drenagem

2

Política

Bolsonaro pede devolução da multa de R$ 22 milhões do TSE ao PL: “Está fazendo falta”

3

Política

VÍDEO: Bolsonaro brinca e convida Moraes para ser seu vice na eleição de 2026

4

Política

AO VIVO: ex-presidente Jair Bolsonaro depõe no STF

5

Política

George Morais diz que oposição pode apoiar candidatura de Cícero Lucena em 2026: “podemos discutir projetos em comum”