Depoimento

CPI ouve diretor da Prevent Senior, acusado de ocultar mortes em estudo sobre cloroquina

O depoimento de Batista Júnior estava previsto para a última quinta-feira (16), mas ele não compareceu.

CPI ouve diretor da Prevent Senior, acusado de ocultar mortes em estudo sobre cloroquina

CPI da Covid segue nesta quarta-feira — Foto:Reprodução

A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira (22) Pedro Benedito Batista Júnior, diretor-executivo da empresa de plano de saúde Prevent Senior.

O depoimento de Batista Júnior estava previsto para a última quinta-feira (16), mas ele não compareceu. Na semana passada, o diretor-executivo da Prevent Senior obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de não responder a perguntas dos senadores que possam incriminá-lo.

A CPI da Covid investiga se o plano de saúde Prevent Senior ocultou mortes de pacientes em estudo realizado para testar hidroxicloroquina, associada à azitromicina, para o tratamento da Covid-19.

A Comissão recebeu um dossiê com uma série de denúncias de irregularidades, elaborado por médicos e ex-médicos da Prevent. O documento informa que a disseminação da cloroquina e outras medicações ineficazes contra a Covid-19 foi resultado de um acordo entre o governo Jair Bolsonaro e a Prevent.

A reportagem da Globonews teve acesso à planilha com os nomes e as informações de saúde de todos os participantes do estudo. Nove deles morreram durante a pesquisa, mas os autores só mencionaram duas mortes.

O estudo foi divulgado e enaltecido por Bolsonaro, como exemplo de sucesso do uso da hidroxicloroquina. Ele postou resultados do estudo e não mencionou as mortes de pacientes que tomaram o medicamento.

Em pronunciamento durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (21), Bolsonaro voltou a defender tratamento ineficaz contra o novo coronavírus.

Em nota, a operadora negou e repudiou as denúncias, e disse que está tomando medidas para investigar quem, segundo a empresa, “está tentando desgastar a imagem da Prevent Senior”.

Pressão sobre médicos
A Prevent Senior também é acusada de pressionar médicos a recomendar remédios ineficazes contra a Covid-19.

Segundo o Sindicato dos Médicos de São Paulo, o plano teria coagido médicos a declararem que receitaram o chamado “Kit Covid”, com drogas ineficazes, por livre e espontânea vontade.

Médicos, que trabalharam na empresa durante a pandemia, afirmam que eram obrigados a prescrever aos pacientes a medicação que não funciona.

Os senadores cobrarão de Pedro Benedito Junior explicações sobre essas denúncias.

Assédio
O autor do requerimento de convocação de Pedro Benedito Júnior, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o diretor da Prevent Senior precisa explicar à CPI “as razões que motivaram a distribuição e prescrição do ‘kit covid’, a despeito da ausência de comprovação científica de eficácia”.

Costa diz que a CPI tem recebido denúncias de “diversos usuários” de que pacientes da operadora de plano de saúde são “assediados” para utilizarem o kit que, entre outras drogas ineficazes, é composto por cloroquina.

“Essa empresa insiste e assedia os pacientes com essa medicação sem eficácia. Se fazem isso com quem está em casa, imagine quem está internado com Covid-19”, diz trecho de uma mensagem que a CPI recebeu, segundo Humberto Costa.

“Minha companheira testou positivo ontem e, ao passar pela consulta, o médico disse que era protocolo da empresa oferecer o kit. Ela recusou. Mais tarde, em casa, recebeu um telefonema de um funcionário insistindo em que ela aceitasse tomar o kit com cloroquina, porque era o único remédio para isso e, se a doença ficasse pior, não tinha o que fazer a não ser entubar”, afirma outro trecho da mensagem citada pelo petista.

A recomendação e a aposta em medicamentos ineficazes por parte, principalmente, de políticos é uma das linhas de investigação da CPI.

O relatório elaborado por um grupo de juristas afirma que o presidente Jair Bolsonaro pode ter cometido crime de responsabilidade ao promover aglomerações; incentivar o uso de produtos comprovadamente ineficazes contra a Covid, como cloroquina e ivermectina; ao e criticar o isolamento social.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Carreta e caminhão colidem na BR-230 e motorista fica ferido, em Campina Grande

2

Notícias Policiais

Assaltantes morrem em acidente após roubarem carro de militar da Marinha em Conde

3

Notícias Policiais

Militar da Marinha é internado após ser ferido a tiro durante assalto em Conde

4

Notícias Policiais

Homens roubam carro e batem veículo durante a fuga, em Conde; suspeitos morreram

5

Notícias Policiais

Adolescente é apreendido e duas mulheres são presas em operação contra o tráfico de drogas em Coremas