Condenação

Justiça da Paraíba estabelece pena de seis anos e oito meses por roubo a mão armada

Também ficou determinado que a pena deve ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto.​

Justiça da Paraíba estabelece pena de seis anos e oito meses por roubo a mão armada

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba condenou homem por unanimidade — Foto:Walla Santos

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, deu provimento à Apelação Criminal apresentada pelo Ministério Público e oriunda da 3ª Vara da Comarca de Pombal, para estabelecer uma pena de seis anos e oito meses de reclusão, pelo crime de roubo, a Daniel Gomes do Carmo. Ele é mais conhecido, no Município, como ‘Xandy Doce’. Também ficou determinado que a pena deve ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto.

O relator do recurso foi o desembargador João Benedito de Silva e seu voto está em harmonia com o parecer ministerial.

Conforme a denúncia, no dia 10 de abril de 2018, por volta das 18h, no Mercadinho “Dois Irmãos”, mediante grave ameaça exercida por emprego de arma de fogo, ‘Xandy Doce’ teria subtraído para si bens de duas vítimas, bem como mantido em sua residência espécie da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

O processo tramitou regularmente até a decisão em primeira instância, que julgou  parcialmente procedente a pretensão punitiva estatal, condenando o apelante a sete meses de detenção, em regime inicial semiaberto, e 11 onze dias-multa, pela prática de crimes ambientais. Em contrapartida, absolveu ‘Xandy Doce’ por roubo com grave ameaça.

Irresignado, o Ministério Público interpôs recurso apelatório questionando, tão somente, a absolvição do denunciado, eis que, a seu ver, o caderno processual teria provas suficientes de autoria e de materialidade, a ensejar um decreto condenatório. Em suas contrarrazões, o Apelado requereu a manutenção da sentença, em sua integralidade. Por sua vez, a Procuradoria de Justiça, por intermédio do procurador José Roseno Neto, opinou pelo provimento do apelo.

De acordo com os autos, testemunhas disseram que não tinham como ter 100% de certeza que autor do roubo seria o apelante, eis que o assaltante utilizava capacete nas imagens, mas que a tatuagem na mão, a moto, o tênis e o capacete levaram elas a imputar ao acusado a prática delitiva. Por outro lado, o apelante negou ser o autor do roubo, mantendo a versão que estava na casa de sua irmã comemorando o aniversário do seu pai.

Segundo o relator, ainda que não haja o reconhecimento do réu pelas vítimas ou venha ele a negar a autoria do crime, a existência de outros elementos, como a motocicleta, o capacete, o tênis e a tatuagem na mão, observados nas imagens da câmera interna do mercadinho, são suficientes para imputar-lhe a prática delitiva, ainda mais quando não se desincumbe de provar, com eficiência, que na exata hora do crime estava em outro local.

“Diante desse conjunto de elementos, há como se ter um juízo de certeza de que o denunciado Daniel Gomes do Carmo foi o autor do crime, ainda que negue a autoria delitiva e não tenha havido seu reconhecimento pelas vítimas”, afirmou o desembargador João Benedito da Silva.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Walber Virgolino rebate Vitor Hugo após declaração sobre não entrar em bairros de Cabedelo: “foi irresponsável”

2

Notícias Policiais

Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil e cumpre mandados na Paraíba

3

Notícias Policiais

Caso Abrantes: nova audiência ocorre no próximo dia 25 em João Pessoa

4

Notícias Policiais

Seis torcedores do Treze são presos acusados de atacar ônibus e deixar membros da torcida do Sousa feridos

5

Notícias Policiais

Vereadores são presos em operação que investiga grupo ligado ao PCC