Policial

Operação Calvário: Juiz mantém prisões de secretário e diretor de hospital presos na Paraíba

​Ivan Burity e Eduardo Simões passaram por audiência de custódia na tarde desta quarta e tiveram prisões preventivas mantidas

Operação Calvário: Juiz mantém prisões de secretário e diretor de hospital presos na Paraíba

Eduardo Simões (esq.) e Ivan Burity (dir.) pasaram por audiência de custódia no Fórum Criminal de João Pessoa — Foto:Zuíla David/TV Cabo Branco

Ivan Burity, secretário executivo de turismo da Paraíba, e Eduardo Simões Coutinho, diretor administrativo do Hospital Geral de Mamanguape, tiveram suas prisões preventivas decorrentes da 5ª fase da Operação Calvário mantidas após audiência de custódia. A decisão foi tomada pelo juiz Adilson Fabrício, da 1ª Vara Criminal e diretor do Fórum Criminal de João Pessoa no final da tarde desta quarta-feira (9).

Com a decisão, os dois presos na 5ª fase da operação comandada pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba vão ser transferidos para a penitenciária de segurança média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira, na capital paraibana.

Ivan Burity, Eduardo Simões Coutinho e Jardel Aderico, sendo último preso em Alagoas, foram detidos durante a quinta fase da “Calvário” por força de mandados de prisão. O objetivo desta fase foi cumprir 28 mandados no total, além dos três de prisão, outros 25 de busca e apreensão, em cinco estados, decorrentes de investigação de desvios de recursos públicos da saúde e da educação.

No início da tarde desta quarta-feira, foi informado que Ivan Burity havia apresentado sua renúncia ao cargo de secretário executivo de turismo, embora a informação ainda não tenha sido confirmada oficialmente pelo governo do estado. Os diretores dos hospitais que foram alvo da operação foram afastados pelo governador da Paraíba. Em nota, a administração estadual informou que decidiu pelo afastamento imediato de todas as pessoas responsáveis pela administração do Ipcep.

Além do secretário executivo de turismo, Aléssio Trindade, secretário de educação, também foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a quinta fase da operação Calvário. Foram alvos de mandados de busca e apreensão o diretor executivo do Ipcep, Antônio Carlos de Sousa Rangel, o diretor administrativo do HTMST, Henaldo Vieira da Silva; a diretora jurídica, Giovana Araújo Vieira, e o diretor financeiro, Mario Sérgio Santa Fé da Cruz.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Homem assassinado em shopping em João Pessoa, respondia por homicídios e roubos no Paraná e Santa Catarina

2

Notícias Policiais

Homem é assassinado a tiros no Shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa

3

Notícias Policiais

Homens são sequestrados e torturados, um é morto a tiros e outro foge, em Cabedelo

4

Notícias Policiais

Defesa diz que provará inocência de médico preso suspeito de agressão na Paraíba e alega que ex-esposa mentiu por “vingança”

5

Notícias Policiais

Homem é morto a tiros próximo ao Terminal de Integração do Bessa