Operação Nudus

Polícia Federal faz operação para investigar fraude na compra de aventais por prefeitura durante pandemia

Em outra operação que investiga desvios na saúde, também na manhã desta quinta, só que esta envolvendo órgãos federais, a PF cumpre mandados de prisão em São Paulo e outros estados.

Polícia Federal faz operação para investigar fraude na compra de aventais por prefeitura durante pandemia

Já a operação "Nudus", que investiga contratos da prefeitura da capital, investiga fraudes em duas contratações emergenciais de aventais descartáveis — Foto:Reprodução

A Policia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (6), seis mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo, em uma operação que apura fraude e desvios em contratos firmados na área da saúde pela Prefeitura de São Paulo durante a pandemia de coronavírus.

Em outra operação que investiga desvios na saúde, também na manhã desta quinta, só que esta envolvendo órgãos federais, a PF cumpre mandados de prisão em São Paulo e outros estados. Nesta, ação, a força tarefa da Lava Jato prendeu Alexandre Baldy, secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Já a operação “Nudus”, que investiga contratos da prefeitura da capital, investiga fraudes em duas contratações emergenciais de aventais descartáveis realizadas pela Autarquia Hospitalar Municipal da Prefeitura do Município de São Paulo. Um dos mandados é para a sede da autarquia, com o objetivo de confirmar se houve a participação de funcionários públicos. As fraudes foram identificadas com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo a PF, as duas contratações, realizadas com dispensa de licitação, somam R$ 11,1 milhões e utilizaram recursos federais destinados ao combate à pandemia.

Durante o processo para a contratação, as investigações apontam que algumas empresas foram desclassificadas sob argumentos que depois foram ignorados na assinatura do contrato com as empresas investigadas. Há ainda indicativos que o valor da contratação foi superior ao praticado no mercado na mesma época.

Segundo a assessoria da PF, ” foi identificada estreita ligação entre as empresas que participaram do processo, sendo que elas não tinham qualquer experiência ou capacidade técnica e operacional para a confecção de aventais médico-hospitalares”.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo ainda não se manifestou.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Militar da Marinha é internado após ser ferido a tiro durante assalto em Conde

2

Notícias Policiais

Homens roubam carro e batem veículo durante a fuga, em Conde; suspeitos morreram

3

Notícias Policiais

Adolescente é apreendido e duas mulheres são presas em operação contra o tráfico de drogas em Coremas

4

Notícias Policiais

Promotor critica combate ao tráfico de drogas e diz que Brasil está entregue a organizações criminosas: “estado precisa se fortalecer”

5

Notícias Policiais

Homem é preso suspeito de estuprar menina de 11 anos e oferecer drogas para vítima em Barra de Santa Rosa