Brasil

Polícia Federal pediu prisão de Dilma, Mantega e Vital do Rêgo, mas ministro do STF negou

A defesa de Vital do Rego afirmou que ele "é o maior interessado em esclarecer os fatos" e que "vai colaborar com a Justiça".

Polícia Federal pediu prisão de Dilma, Mantega e Vital do Rêgo, mas ministro do STF negou

Corporação alega que a detenção dos investigados é fundamental para a continuidade das diligências — Foto:Reprodução

Na ação deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), para investigar o repasse de R$ 40 milhões para políticos do MDB, a Polícia Federal, chegou a solicitar a prisão da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-ministro Guido Mantega, do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira e do ex-senador Valdir Raupp. Nenhum deles tem foro privilegiado, por não ocuparem mais cargo público.

Além deles, a PF solicitou a prisão preventiva do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, todas as solicitações de encarceramento foram negadas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por autorizar o cumprimento dos mandados.

LEIA MAIS: Defesa de Vitalzinho alega que ministro do TCU não foi alvo de busca e apreensão

Para fazer a solicitação, os investigadores alegaram que a medida seria necessária para impedir interferências e garantir a continuidade das diligências. “É imprescindível a decretação da prisão temporária dos investigados de maior relevância nos crimes praticados pela associação criminosa, bem como daqueles que atuaram na entrega e no recebimento em espécie das quantias ilícitas.”

Ao ser consultada, a Procuradoria Geral da República (PGR), também foi contra a restrição de liberdade dos investigados, alegando que não existem elementos suficientes para justificar esta medida.

Além dos já citados, estão entre os alvos da operação, os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Eduardo Braga (MDB-AM) e Jader Barbalho. Os três negam envolvimento nos crimes apontados pela PF. 

A defesa de Vital do Rego afirmou que ele “é o maior interessado em esclarecer os fatos” e que “vai colaborar com a Justiça”.

LEIA MAIS: Vitalzinho é alvo de mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Federal

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Defesa diz que provará inocência de médico preso suspeito de agressão na Paraíba e alega que ex-esposa mentiu por “vingança”

2

Notícias Policiais

Homem é morto a tiros próximo ao Terminal de Integração do Bessa

3

Notícias Policiais

Operação Semana Santa reforça segurança pública com 7 mil profissionais em toda a Paraíba

4

Notícias Policiais

Batida entre caminhão e carro causa congestionamento na BR-230, em Cabedelo

5

Notícias Policiais

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba