Polícia

PRF na Paraíba recupera veículo roubado que estava circulando clonado

Apenas este ano a PRF já recuperou 63 veículos roubados, o que representa um aumento de 44% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

PRF na Paraíba recupera veículo roubado que estava circulando clonado

A abordagem ocorreu na BR 230, no município de Bayeux. O veículo, um Fiat Pálio, não possuía ocorrência de roubo ou furto quando se consultava a placa. — Foto:Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba recuperou na manha desta sexta-feira (3) um veículo roubado que estava circulando clonado. O número de veículos roubados recuperados pela PRF nas rodovias federais paraibanas têm aumentado e muitos deles estavam clonados quando foram abordados. Apenas este ano a PRF já recuperou 63 veículos roubados, o que representa um aumento de 44% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. 

A abordagem ocorreu na BR 230, no município de Bayeux. O veículo, um Fiat Pálio, não possuía ocorrência de roubo ou furto quando se consultava a placa. Porém, após fiscalização minuciosa aos demais sinais identificadores do veículo, constatou-se que tratava-se de um clone. 

Os policiais então entraram em contato com o proprietário e o mesmo informou que estava com o veículo em sua posse e levou até a Unidade Operacional da PRF, onde o automóvel original foi colocado ao lado do clonado. 

As equipes policiais descobriram que o veículo abordado na verdade havia sido roubado em Pernambuco em 2018. O condutor informou que adquiriu o automóvel em João Pessoa mas não soube precisar com quem e nem o valor exato. O homem foi detido e conduzido à Polícia Civil.

Veículos clonados — Muitos dos veículos recuperados pela PRF estavam clonados, o que dificulta a identificação do crime e exige uma fiscalização minuciosa para localizar a fraude.  A PRF orienta que os proprietários de veículos que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram que procurem a instituição para relatarem a possibilidade do veículo estar clonado. 

Dicas para comprar carro usado — A PRF orienta também que ao comprar um veículo usado é importante que o novo proprietário realize a transferência do veículo, sempre desconfie de anúncios tentadores, leve a um mecânico de confiança e conheça a procedência do veículo. Algumas vezes a pessoa adquiri o veículo de boa fé, sem ter conhecimento do crime e acaba respondendo criminalmente por receptação de veículo roubado. 

Sistema Sinal — A PRF disponibiliza também o sistema Sinal para o cadastro de veículos roubados.   A vítima pode acessar o sistema pela internet através do sitee preencher os campos solicitados. Após o cadastrado, a informação é rapidamente validada pela Central da PRF. 

Com isso, os policiais que estão de serviço recebem os dados através de mensagens nos telefones celulares, o que facilita o repasse da informação e a consequente recuperação do veículo. Caso a vítima não tenha acesso à internet, a informação pode ser repassada através do telefone de emergência 191.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Homem assassinado em shopping em João Pessoa, respondia por homicídios e roubos no Paraná e Santa Catarina

2

Notícias Policiais

Homem é assassinado a tiros no Shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa

3

Notícias Policiais

Homens são sequestrados e torturados, um é morto a tiros e outro foge, em Cabedelo

4

Notícias Policiais

Defesa diz que provará inocência de médico preso suspeito de agressão na Paraíba e alega que ex-esposa mentiu por “vingança”

5

Notícias Policiais

Homem é morto a tiros próximo ao Terminal de Integração do Bessa