Receita Salgada

Carré de cordeiro e batata com creme de gorgonzola

Parece até prato de restaurante, mas é simples o suficiente para você fazer em casa sem ter tanto trabalho e nem fazer bagunça.

Por

Pense nisso, uma receita de carré de cordeiro e batata com creme de gorgonzola em menos de 1h pronto para o jantar de comemoração de uma data especial, um almoço de domingo com sua família ou simplesmente, uma reunião com seus amigos. Uma receita fácil, rápida, e, ao mesmo tempo, sofisticada, diferente e deliciosa.

Parece até prato de restaurante, mas é simples o suficiente para você fazer em casa sem ter tanto trabalho e nem fazer bagunça. Confere aí!

Ingredientes:       

  • 4 batatas monalisa ou mondial (médias e com a casca lisa)
  • 300g de queijo gorgonzola em pedaços
  • 300g de creme de leite
  • 100g de cream cheese (ou substitua por creme de leite)
  • 2 colheres de chá de maisena diluída em um pouquinho de água fria
  • 1kg de carré de cordeiro limpo
  • tomilho fresco ou seco
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • um fio de óleo ou azeite de oliva

Modo de Preparo - Lave e esfregue as batatas com uma escovinha. Mantendo as cascas, coloque-as em uma panela com água fervente salgada. A água deve estar pelo menos dois dedos acima das batatas. Tampe, mexa de vez em quando para que as batatas mudem de posição e cozinhem mais rápido. Elas estarão cozidas quando suas cascas estiverem começando a sair ou descascar e estiverem bem macias por dentro. Leva cerca de 40 minutos em panela comum. Se preferir, cozinhe por 10 minutos na panela de pressão (contando depois que começar a pressão) e depois continue cozinhando sem a pressão enquanto monitora o cozimento. Outra opção é assá-las a 200° embaladas uma a uma em papel alumínio.

Assim que cozidas, retire as batatas da panela e deixe-as esfriando em uma gradinha ou um prato forrado com papel toalha.

Enquanto espera as batatas cozinharem, sele as costeletas de cordeiro em frigideira bem quente com um fio de óleo ou azeite. Ainda na panela, acrescente sal, pimenta do reino e as folhinhas do tomilho (não precisa desfolhar uma a uma, é só esfregar o ramo de tomilho na palma da mão que as folhinhas caem). Diferentemente do carré de cordeiro cuja peça é selada inteira nessa receita que já passei aqui no blog, o de hoje, mais prático, é selado individualmente, assim não precisa ir ao forno para finalizar o cozimento por dentro.

Faça o creme de gorgonzola misturando o queijo, o creme de leite e o cream cheese em uma panela em fogo baixo. Quando a mistura estiver homogênea, aumente para fogo médio e apenas quando estiver fervente, acrescente a maisena diluída em água e mexa vigorosamente até engrossar. Desligue o fogo e reserve.

Corte as batatas em duas metades. Com uma colher de sobremesa, raspe o interior delas, fazendo um pequeno buraco oval. Coloque uma pitada de sal e despeje o creme de gorgonzola. Caso as batatas já estejam frias, leve-as ao forno para esquentar um pouquinho.

Sirva com o acompanhamento que preferir: salada e/ou legumes. Essa receita foi servida com uma coleslaw feita com repolho branco, restos de repolho roxo e cenoura ralados. Temperada com mostarda Dijon, molho barbecue, limão, azeite, sal, pimenta do reino.

Colaboração: Cozinha Vibrante

Comentários (0)

Comentar

Destaques

ver blog →

Canjiquinha caipira de linguiça recheada com pimenta biquinho

Batata assada com linguiça na brasa

Torta de capuccino com chocolate amargo

Bolo de banana com biscoito cream cracker