Click Gourmet

Como fazer pastéis de Belém

No mês da mulher sugerismo uma receita tradicional de pasteizinhos portugueses com rendimento de 12 docinhos, o quitute é ideal para homenagear as mulheres importantes da sua vida

Como fazer pastéis de Belém

Pastel de Belém — Foto:Divulgação

Ainda no mês das mulheres, temos uma receita de quitute que tem tradição: Pastéis de Belém. Prontos em 50 minutos, você faz 12 docinhos gostosos para oferecer às mulheres importantes que conhece.

De origem portuguesa, os pasteizinhos ficaram conhecidos no século XIX. Feitos originalmente com gemas de ovo, açúcar e leite, a iguaria começou a ser produzida no mosteiro de Jerônimo, localizado em Belém, bairro de Lisboa. O doce foi criado para aproveitar as gemas que sobravam da produção de hóstias. Também conhecido como pastel de nata, apesar do nome, nunca levou o ingrediente no modo de preparo.

Saborosos, os pastéis podem ser consumidos no café da manhã, no lanche da tarde ou como sobremesa. Uma bela maneira de homenagear as mulheres que, no dia a dia, trabalham, estudam, lutam pelos seus direitos e ainda arrumam tempo para se dedicar à família.

Ingredientes: 
Massa: 
 
125g de Farinha de Trigo Finna
65g de Margarina Puro Sabor
1 gema
2 colheres (sopa) de açúcar

Recheio:  
1 ½ lata de leite condensado  

Modo de preparo:

– Para a massa, misture 125g de farinha de trigo, 65g de margarina, 1 gema, 2 colheres (sopa) de açúcar até obter uma massa homogênea. Forre 12 forminhas de empadinhas com a massa.  
– Na hora de montar, coloque o leite condensado até um pouco mais do meio da forminha e leve ao forno preaquecido a 170ºC por 40 minutos. 

Tempo de Preparo: 50 minutos
Rendimento: 12 pastéis

 

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

SEMANA SANTA: Ovo de Páscoa na travessa, um ideia genial para sobremesa

2

Click Gourmet

SEMANA SANTA: Filé de Peixe com Molho de Abóbora e Espinafre

3

Click Gourmet

SEXTA-FEIRA SANTA – Moqueca de peixe ao molho de dendê

4

Click Gourmet

SEMANA SANTA: Arroz com abóbora e bacalhau para um jantar saudável de páscoa

5

Click Gourmet

SEMANA SANTA: Tradicional receita de macarrão com sardinha