Click Gourmet

Oito motivos para incluir castanhas na alimentação

Podemos incluir nessa lista de gorduras monoinsaturadas, ou as chamadas “gorduras boas”, o amendoim, a castanha-do-pará, de caju, nozes e amêndoas

Oito motivos para incluir castanhas na alimentação

Ricas em proteínas, fibras e antioxidantes, as castanhas são produtos originalmente brasileiros que possuem uma excelente composição nutricional. Podemos incluir nessa lista de gorduras monoinsaturadas, ou as chamadas “gorduras boas”, o amendoim, a castanha-do-pará, de caju, nozes e amêndoas.

De acordo com a nutricionista Klara Rahmann, consultora da Enova Foods, as castanhas podem ser consumidas diariamente, tanto soltas, ao natural, ou junto com uma fruta e/ou iogurte. “Cada nuts tem o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais, de forma que quando consumidas juntas, e com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes”, explica.

Além disso, para quem tem uma vida mais corrida, hoje é possível encontrar no mercado produtos à base de castanhas sem conservantes e nutritivos. “Procuro sempre indicar aos meus pacientes barrinhas feitas de nuts, na porção de 30 gramas, que é a quantidade ideal para um lanche entre as principais refeições. As barrinhas com castanhas inteiras são as melhores opções porque ganhamos mais em nutrição”, conta Klara. Veja as opções abaixo.

1. Assegura uma das sensações mais importantes para o controle de peso: a saciedade

Por conta da consistência mais dura (o que força maior tempo de mastigação) e a sua composição nutricional rica em gorduras insaturadas, fibras e proteínas, as castanhas são digeridas mais lentamente e estimulam a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.

2. Melhora o controle de peso e da glicemia
O tipo de gordura (mono e poli-insaturadas) encontrado nas oleaginosas é absorvido mais rapidamente pelo corpo e tem efeito no aumento do metabolismo, o que pode contribuir para o controle de peso. Elas também ajudam a controlar a glicemia, devido à associação entre o alto de teor de fibras, gorduras insaturadas e o baixo teor de carboidratos. Essa combinação estimula a liberação de uma quantidade menor de insulina (hormônio que leva à produção de gordura no corpo) e de forma mais sustentada, ou seja, trazendo menos fome, mais saciedade e, consequentemente, melhor controle da glicemia.

3. Fortalece os ossos e dentes
Devido ao alto teor de fósforo e magnésio presentes nas castanhas. O fósforo se une ao cálcio para tornar os dentes e ossos mais rígidos quando os níveis de magnésio estão equilibrados.

4. Melhora a memória, aprendizado e concentração
As castanhas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e ômega-9 que agem no sistema nervoso, limpando as toxinas que levam a morte dos neurônios e contribuindo na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. 

5. Fornece uma barreira antioxidante aumentando a imunidade
Substâncias naturalmente antioxidantes como a vitamina E, selênio, zinco e compostos fenólicos que estão presentes nas castanhas são capazes de combater a produção de radicais livres pelo corpo.

6. Reduz o mau colesterol
As castanhas têm baixo teor de gorduras saturadas e um elevado nível de gorduras insaturadas (as boas). Além disso, a presença de fitosteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol) e antioxidantes também garantem a redução do mau colesterol. 

7. Previne doenças cardiovasculares
Por meio da ação sinérgica dos ácidos graxos e de compostos bioativos presentes nas castanhas, elas possuem ações antioxidante e anti-inflamatória relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque é capaz de reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL).

8. Reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer
As oleaginosas têm componentes de ação antoproliferativa, como gorduras insaturadas e compostos antioxidantes (vitamina E, quercetina, resveratrol e polifenóis) que ajudam a inibir a proliferação de células cancerosas.

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

SEMANA SANTA: Filé de Peixe com Molho de Abóbora e Espinafre

2

Click Gourmet

SEXTA-FEIRA SANTA – Moqueca de peixe ao molho de dendê

3

Click Gourmet

SEMANA SANTA: Arroz com abóbora e bacalhau para um jantar saudável de páscoa

4

Click Gourmet

SEMANA SANTA: Tradicional receita de macarrão com sardinha

5

Click Gourmet

CAMARÃO FRITO: O sabor do mar na sua cozinha