Receitas Salgadas

Sabores do Mundo: Brasil - Feijoada

Hoje finalizamos nossa série de receitas vinda de todas as partes do mundo, o Blog agradece a cada parceiro que nos ajudaram a desenvolver esse projeto.

Por

Hoje finalizamos nossa série de receitas vinda de todas as partes do mundo, o Blog agradece a cada parceiro que nos ajudaram a desenvolver esse projeto. Logo em breve taremos novidades para nosso leitor, aquele apaixonado por culinária tanto simples, caseira, gourmet ou prime.

A receita de hoje vem do Brasil, Feijoada - Nesta opção, o feijão escolhido é o preto. O arroz é o acompanhamento ideal, junto de farofa, couve e vinagrete. Melhor ainda se esses alimentos forem orgânicos. Entre as carnes escolhidas, não pode faltar carne seca e linguiça. Para servir, experimente adicionar uma rodela de laranja, que auxilia na digestão. 

Conheça um pouco mais da Feijoada - A feijoada à brasileira é um prato que consiste num guisado de feijões-pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. É servida com farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros acompanhamentos. Trata-se de um prato popular, típico da culinária brasileira.

Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, onde é basicamente feita da mistura de feijão com carne, normalmente acompanhada com arroz. A versão brasileira da iguaria é uma provável adaptação do cozido português.

A primeira menção conhecida à "feijoada à brasileira" deu-se no Recife em 1827. E a versão portuguesa tem origem no norte do país. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

Ingredientes:        

  • 200 gramas de carne-seca
  • 200 gramas de lombo de porco salgado
  • 600 gramas de feijão preto
  • 2 folhas de louro secas
  • 250 gramas de costelas suínas
  • 200 gramas de linguiça de paio
  • 200 gramas de linguiça calabresa de porco
  • 150 gramas de bacon defumado
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 sachês de caldo de carne
  • 1 laranja

Modo de Preparo:       

  1. Corte a carne seca em cubos médios e coloque em uma tigela funda. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas.
  2. Corte o lombo em cubos médios e coloque em uma tigela funda. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas.
  3. No dia seguinte coloque dois litros de água para ferver. Enquanto isso, escolha o feijão, lave bem os grãos e coloque em um recipiente fundo. 
  4. Despeje a água fervente no feijão e deixe de molho por 20 minutos. Escorra a toda a água e reserve o feijão molhado.
  5. Afervente rapidamente a carne seca dessalgada, o lombo dessalgado e a costelinha de porco. Reserve.
  6. Corte o bacon em cubos médios, reservando o courinho se desejar um pouco da gordura (para usar na refoga mais tarde).
  7. Leve 2,5 litros de água no fogo até ferver. Em uma panela de pressão, coloque o courinho do bacon e refogue rapidamente até ele enrolar.
  8. Coloque o feijão que estava de molho na panela, cubra com a água fervente (é importante usar a água fervente para deixar o caldo do feijão mais cremoso!), adicione as folhas de louro, a carne seca, o lombo e a costelinha de porco e leve para cozinhar por 20 minutos a partir do momento que a panela começar a chiar.
  9. Enquanto isso corte o paio e a linguiça calabresa em rodelas. Afervente rapidamente o paio e a linguiça. Reserve.
  10. Em uma panela grande coloque a gordura reservada do bacon e leve ao fogo para derreter (se não reservou a gordura, utilize 1 colher de sopa de azeite) e refogue a cebola picada, o alho picado, o bacon em cubos, a linguiça calabresa e o paio. 
  11. Junte o feijão cozido e o Tempero Ideal Knorr Meu Feijão com as carnes na refoga. Lave bem a laranja (inteira e com a casca). Coloque a laranja na panela (ela irá absorver boa parte da gordura).
  12. Cozinhe tudo em fogo baixo por 20 minutos até que o caldo da feijoada esteja bem cremoso, os feijões cozidos e as carnes macias. 
  13. Se necessário coloque mais água fervente durante o cozimento. Assim que ficar pronta retire a laranja e o courinho do bacon.
  14. Sirva acompanhado de couve refogada, vinagrete de tomates, gomos de laranja, arroz branco e farofa.



Comentários (0)

Comentar

Destaques

ver blog →

Contrafilé com cogumelos, uma receita fantástica

VERÃO: Salada de arroz integral, uma opção saudável para os dias quentes

Salada crocante de bacalhau para os dias quentes de verão

Salada de grão-de-bico com abobrinha, uma receita altamente nutritiva para os dias quentes de verão