Click Gourmet

Semana Santa: Lombo de bacalhau em crosta de champignon

O bacalhau é um dos mais procurados nessa época do ano e tornou-se tradição na culinária brasileira, com opções de pratos que agradam a todos os paladares

Semana Santa: Lombo de bacalhau em crosta de champignon

Com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, o bacalhau é um dos alimentos mais consumidos durante a quaresma e a Semana Santa. Por motivos religiosos, muitas pessoas deixam de ingerir a carne vermelha nesse período e aumentam o consumo de peixes, que, de acordo com especialistas, são mais saudáveis e importantes fontes de proteínas de alto valor biológico.

O bacalhau é um dos mais procurados nessa época do ano e tornou-se tradição na culinária brasileira, com opções de pratos que agradam a todos os paladares. Além das inúmeras possibilidades de receitas, este peixe possui benefícios para a saúde da população, tendo em vista o seu alto valor nutritivo e a presença de vitaminas A, E e D, fundamentais para o organismo.

Ingredientes:                                         
1 kg de bacalhau ou namorado, em 4 postas (para o peixe)
1 unidade de abobrinha média (para o peixe)
1 unidade de cenoura média e larga (para o peixe)
1 unidade de berinjela média (para o peixe)
4 colheres de sopa de creme vegetal (para o peixe)
* a gosto de sal (para o peixe)
* a gosto de pimenta (para o peixe)
6 fatias de torrada (para a crosta)
3 colheres de sopa de creme vegetal (para a crosta)
1 dente de alho moído (para a crosta)
1/2 xícara de chá de cogumelos frescos picados (para a crosta)
2 colheres de sopa de salsa fresca, picada (para a crosta)
1 colher de sopa de tomilho fresco, picado (para a crosta)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (para a crosta)
* a gosto de limão (raspas — para a crosta)

Modo de preparo:
Peixe – Limpe, seque e tempere as postas de peixe com sal e pimenta a gosto. Em um miniprocessador de alimentos, coloque as torradas em pedaços e triture até obter uma farinha grossa e irregular. Reserve

Crosta – Em uma frigideira, coloque uma colher (sopa) de creme vegetal para aquecer. Doure o alho e em seguida os cogumelos, que em fogo alto, devem ser salteados. Retire do fogo, adicione a salsa, o tomilho, as raspas de limão e deixe esfriar. Junte a torrada triturada, o queijo parmesão, o creme restante e misture bem. Distribua a pasta de pão sobre as postas, cobrindo-os e pressionando com a ponta dos dedos para que juntem ao peixe. Para que a crosta fique bem grossa, acrescente sobre cada filé mais um pouco de farofa. 

Assado – Em assadeira untada, acomode as postas lado a lado e leve para assar em forno pré-aquecido, à temperatura de 230 graus C, por 20 minutos. Aumente a temperatura para 255 graus C e asse por mais 20 minutos ou até que estejam cozidos e dourados.

Legumes – Lave bem os legumes, retire as pontas de todos e a casca da cenoura. Em água fervente, com sal, leve a cenoura para cozinhar por cerca de 8 a 10 minutos. Retire da água e fatie em lâminas médias. Corte a abobrinha e a berinjela em lâminas médias. Adicione sal e acomode-as em uma peneira, para que sobre um pouco da água. Em frigideira antiaderente, coloque uma colher (sopa) de creme vegetal e leve as berinjelas, aos poucos, para grelhar. Proceda da mesma forma com a abobrinha e a cenoura. Reserve os legumes quentes.

Montagem – Em uma travessa coloque 4 porções de legumes arrumados em camadas e sobre eles o peixe assado. Se desejar, regue com um pouco de creme ou manteiga derretida, misturada a um pouco de suco de limão.

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

Receita refinada de Polenta com Uovo e Tartufo para seu jantar especial

2

Click Gourmet

Receita de Favada Nordestina, uma iguaria pra lá de especial

3

Click Gourmet

Receita de Chanpon: Um prato típico da culinária japonesa

4

Click Gourmet

Almôndegas assadas com salada de brócolis

5

Click Gourmet

Bolinho de carne moída, macio por dentro e crocante por fora