Click Jus

Clickjus: Brasil alcança 1643 cursos de graduação em direito

Este é o cenário em que se recebeu a notícia de que no Brasil existem atualmente 1643 graduações em direito, cinco vezes mais que medicina e vinte uma vez mais que engenharia civil.

Clickjus: Brasil alcança 1643 cursos de graduação em direito

A necessidade de os cursos de direito aprimorarem suas grades curriculares decorre, essencialmente, de duas perspectivas centrais, quais sejam: as mudanças no mercado jurídico e a necessidade de aprofundamento epistemológico. Dito de outra forma, as alterações recentes transformaram o modo de entrega, exigência e de comportamento dos players nos serviços jurídicos. 

Hoje, a alta performance é consubstanciada na capacidade de resposta em tempo real, com profundidade, acurácia e estratégia, ou seja, o profissional do direito precisa estar inteirado das novidades e dos seus impactos no conhecimento tradicional, de tal maneira que esses espaços não são mutuamente excludentes, mas complementares, com isto expressa-se a preocupação de uma formação que proporcione, por exemplo, as noções de hermenêutica que podem ser aplicadas em análises estatísticas desenvolvidas por softwares.

Este é o cenário em que se recebeu a notícia de que no Brasil existem atualmente 1643 graduações em direito, cinco vezes mais que medicina e vinte uma vez mais que engenharia civil. No exterior, a comparação também alcança resultados elevados, porque o Brasil conta com um número sete vezes superior ao de cursos em direito do que os Estados Unidos, o que alcança uma proporção de 14, 13, 21 e 96, quando percebidos respectivamente os dados de Argentina, Colômbia, França e Portugal. Enfatize-se que não é apenas um debate numérico, mas da qualidade da preparação que é oferecida aos estudantes, tendo em vista, as novas exigências do mercado.

Quando essas estatísticas são analisadas no nível dos estados brasileiros, algumas informações chamam a atenção. Em seis unidades federativas, existem mais de cem cursos de direito (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), em onze estados há mais de 50 advogados para cada 10 mil habitantes (Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo).

Assim, continua permanente a questão em torno da reavaliação dos critérios do MEC para abertura de novas cursos de graduação em direito, junto com a urgência em interrogar-se acerca da possibilidade desses profissionais refletirem organizada e sistematicamente sobre situações concretas e propor soluções adequadas e criativas, dentro dos limites éticos da profissão, que permitam a concretização de respostas rápidas, precisas, com novas e estratégicas informações relacionadas às particularidades dos clientes, o que depende de uma atuação interdisciplinar, atualizada e direcionada a padronização de procedimentos, criação de insights, redução e gestão de riscos.

Wilson Sales Belchior – Graduado em direito pela UNIFOR, especialista em Processo Civil pela UECE, MBA em Gestão Empresarial e mestrando em Direito e Gestão de Conflitos na UNIFOR. Também possui curso de curta duração em resolução de conflitos na Columbia Law School, nos Estados Unidos. Na mesma instituição participou de série de pesquisa avançada. Palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Conselheiro Federal da OAB (2013-2015). Vice-presidente da Comissão Nacional de Advocacia Corporativa do Conselho Federal da OAB (2013-2015). Membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB (2010-2012). Membro da Coordenação de Inteligência Artificial do CFOAB (2018). Atualmente é Conselheiro Federal eleito para o triênio 2019-2021.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet