Click Jus

ClickJus: Decisão do STJ afasta multa processual por interposição de agravo interno

O caso concreto refere-se à agravo interposto em face de decisão que inadmitiu recurso especial interposto contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

ClickJus: Decisão do STJ afasta multa processual por interposição de agravo interno

O Ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, em decisão monocrática, no Agravo em Recurso Especial nº 1.637.397/RS, conheceu do agravo, para dar provimento ao recurso especial, de modo a afastar a multa aplicada, com base no § 4º, do artigo 1021, CPC/2015, que trata da aplicação de multa processual por recurso manifestamente inadmissível.

Ressalte-se, em primeiro lugar, o conteúdo do parágrafo 4º, do artigo 1021, CPC/2015: “quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime, o órgão colegiado, em decisão fundamentada, condenará o agravante a pagar ao agravado multa fixada entre um e cinco por cento do valor atualizado da causa”.

O caso concreto refere-se à agravo interposto em face de decisão que inadmitiu recurso especial interposto contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, no qual manteve-se decisão monocrática, considerando o agravo interno “manifestamente inadmissível e improcedente”. Configurou-se, assim, segundo o Tribunal de origem, “atraso injustificado da prestação jurisdicional, impedindo que o processo tivesse prazo razoável de duração”, provocando a aplicação de multa em 5% do valor atualizado da causa, com fundamento no artigo 1021, § 4º, CPC/2015.

Na decisão monocrática, o Ministro Raul Araújo compreendeu que, no caso concreto, a interposição do agravo interno “visou, inclusive, provocar o exaurimento de instância com vistas à futura apresentação de recurso especial”. Dessa maneira, apoiado na jurisprudência do STJ, indicou-se que “o mero inconformismo com a decisão agravada não enseja a necessária imposição de multa, prevista no § 4º do art. 1021 do CPC/2015, quando não configurada a manifesta inadmissibilidade ou improcedência do recurso, por decisão unânime do colegiado”.

Ressaltou-se, nessa oportunidade, precedente do STJ (AgInt nos EREsp 1.120.356/RS e EDcl no REsp 1.744.495/RS), de acordo com o qual a aplicação dessa multa não é automática, porque não constitui “mera decorrência lógica do não provimento do agravo interno em votação unânime”. Ao contrário, a partir do exame das particularidades do caso concreto, é indispensável a constatação por meio de decisão fundamentada de que “o agravo interno mostre-se manifestamente inadmissível ou que sua improcedência seja de tal forma evidente que a simples interposição do recurso possa ser tida, de plano, como abusiva ou protelatória”.

Wilson Sales Belchior – Graduado em Direito, especialista em Processo Civil e Energia Elétrica, MBA em Gestão Empresarial, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Doutorando em Direito Constitucional. Advogado, palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Atualmente é Conselheiro Federal da OAB eleito para o triênio 2019-2021 e Presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet