Click Jus

ClickJUS destaca instalação do fórum nacional de juízes de família na Paraíba

A diretoria da instituição foi eleita, por aclamação, no mesmo evento, com destaque para a presidente Dr.ª Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, magistrada no Tribunal de Justiça da PB.

ClickJUS destaca instalação do fórum nacional de juízes de família na Paraíba

No mês de dezembro de 2018, na Escola Superior da Magistratura em João Pessoa, durante o Encontro Nacional dos Juízes de Família, instalou-se o Fórum Nacional dos Juízes de Família (FONAJUF), que prioriza a valorização e a efetivação de temas conexos ao direito de família para aperfeiçoar a prestação jurisdicional nesse âmbito e incentivar a aplicação de meios mais apropriados para solução de conflitos. A diretoria da instituição foi eleita, por aclamação, no mesmo evento, com destaque para a presidente Dr.ª Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, magistrada no Tribunal de Justiça da Paraíba.    

A ocasião também teve como resultado a elaboração da “Carta de João Pessoa” com sugestões aos magistrados brasileiros para concretizar a pacificação social nas Varas de Família na perspectiva de discutir interdisciplinarmente aspectos das relações afetivas e familiares frente às mudanças que o próprio ramo do direito enfrenta, a fim de eliminar obstáculos à solução dos conflitos no espaço das famílias. Entre as sugestões sublinham-se intercâmbio de informações, gestão das emoções, formação continuada, promoção de outras formas de contato interativo, a exemplo do aplicativo Whatsapp, criação de equipes multidisciplinares, entre outras.

Ressalta-se a importância de uma iniciativa como esta diante da complexidade dos conflitos familiares que precisa acompanhar-se da cultura do diálogo, fundamentada na participação, transparência, respeito e solidariedade, com o propósito de difundir a solução mais adequada de conflitos em todos os espaços sociais, valorizando a dinâmica e a comunicação do sistema familiar, especialmente pela centralidade das emoções e dos vínculos que envolvem os sujeitos em conflitos desse tipo.

Naquela oportunidade, a Dr.ª Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas agradeceu a indicação para ocupar a função de presidente da FONAJUF, destacando ainda a importância do evento e do próprio Fórum. Assim, além dos votos de estima, consideração e sucessos a magistrada, a certeza é de tempos auspiciosos para o tratamento dos conflitos familiares, caracterizados por inovação e aprimoramento contínuos.

Wilson Sales Belchior – Graduado em direito pela UNIFOR, especialista em Processo Civil pela UECE, MBA em Gestão Empresarial e mestrando em Direito e Gestão de Conflitos na UNIFOR. Também possui curso de curta duração em resolução de conflitos na Columbia Law School, nos Estados Unidos. Na mesma instituição participou de série de pesquisa avançada. Palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Conselheiro Federal da OAB (2013-2015). Vice-presidente da Comissão Nacional de Advocacia Corporativa do Conselho Federal da OAB (2013-2015). Membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB (2010-2012). Atualmente é membro da Coordenação de Inteligência Artificial do CFOAB e Conselheiro Federal eleito para o triênio 2019-2021.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet