Click Jus

ClickJus: Direito e inovação–ensino jurídico

É essencial disponibilizar recursos e fomentar nos estudos a criatividade e a capacidade de solucionar problemas reais.

ClickJus: Direito e inovação–ensino jurídico

O avanço da tecnologia é progressivo e exponencial. Uma das consequências desse fato é a inevitabilidade de, cedo ou tarde, trocarmos gadgets por modelos mais recentes. Ao revés, quando isto não é feito, algumas atualizações se tornam indisponíveis. Ocorre, por isso, a incompatibilidade entre a nova tecnologia e o gadget específico.

No ensino jurídico, guardadas as proporções da analogia, constatando-se a transformação da sociedade, economia e, por consequência, dos fenômenos que precisam ser tutelados pelo direito, não é apropriado manter arquétipo e didática que se ajustavam a realidades pretéritas, porquanto as competências exigidas dos profissionais de hoje não correspondem aquelas de um passado recente.

É essencial disponibilizar recursos e fomentar nos estudos a criatividade e a capacidade de solucionar problemas reais. A destinação das investigações e de todo o conhecimento adquirido na formação inicial dos profissionais jurídicos, independentemente da carreira escolhida, é, sublinhe-se, resolver problemas existentes na realidade. O arquétipo e a didática do ensino jurídico devem, por isso, promover o desenvolvimento de habilidades que resultem em raciocínio analítico e criativo para estruturação de soluções viáveis, específicas e inovadoras.
 
Os objetivos dessas habilidades associam-se, em resumo, a criatividade, gestão de escritórios e departamentos jurídicos, prevenção de conflitos e novas tecnologias. Alguns exemplos: perceber os problemas de forma interdisciplinar, interligando expertise legal, entendimento sobre negócios e compreensão acerca de comportamentos; estar familiarizado com a gestão consensual de conflitos; transformar as demandas da gestão jurídica em fluxos operacionais padronizados; organizar indicadores e métricas para analisar tarefas cotidianas; realizar a abordagem das demandas baseada na análise de risco; observar a entrega de serviços jurídicos sob a perspectiva da gestão de projetos;  identificar padrões e tendências em grande quantidade de dados; conhecer, ainda que minimamente, linguagens de programação e o funcionamento de algoritmos; desenvolver novos serviços e soluções.

Ao lado dessas habilidades, também se enfatiza a importância de o ensino jurídico preparar adequadamente os futuros profissionais no concernente a competências subjetivas, soft skills, essenciais para construir e manter relacionamentos consistentes, dentro e fora das organizações.

É possível destacar, na área jurídica, as exigências de escuta ativa para entender as demandas das partes relacionadas, transmitindo adequadamente respostas assertivas (comunicação); compreender a real necessidade desse sujeitos a partir do funcionamento e das peculiaridades dos seus negócios ou relacionamentos (empatia); buscar soluções inovadoras e eficazes (criatividade); e manter-se motivado para enfrentar e superar desafios (resiliência).

Os profissionais jurídicos precisam estar permanentemente apaixonados por performance e pelas atividades que executam. Afinal, sem paixão e entusiasmo não é possível concretizar resultados de excelência. Estes são ingredientes imprescindíveis para favorecer novas habilidades e soft skills. 

Wilson Sales Belchior – Graduado em Direito, especialista em Processo Civil e Energia Elétrica, MBA em Gestão Empresarial, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Doutorando em Direito Constitucional. Advogado, palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Atualmente é Conselheiro Federal da OAB eleito para o triênio 2019-2021 e Presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet