Click Jus

ClickJus: Redes Sociais mostram força e transformam processo político

A ocasião é propícia, portanto, à redução das polarizações a partir da colaboração com um projeto de país para os próximos quatro anos.

ClickJus: Redes Sociais mostram força e transformam processo político

Depois das eleições de 2018, uma percepção ganhou força, as redes sociais contribuíram de maneira decisiva para alargar o debate público, divulgar propostas e projetos entre os eleitores, consolidando-se como um novo espaço para a ação política no Brasil. Mostraram, outrossim, as conexões que atravessam grupos e categorias, evidenciando os relacionamentos entre as pessoas, elos intersubjetivos e aqueles mantidos com as instituições, promovendo além da comunicação, a concretização de um espaço para discussões com temáticas diversificadas, aproximando o cotidiano dos cidadãos da política.

Os palanques e o horário eleitoral gratuito no rádio e tv estão disponíveis na palma da mão dos eleitores através de lives, postagens, 140 caracteres, directs, hastags e forte apelo visual que demarcam posicionamentos, ideologias e permitem a interação entre indivíduos e destes com os seus representantes, apontando o estabelecimento de novos espaços para o exercício político. 

Deste cenário advém a preocupação com a disseminação de conteúdos de origens duvidosas, a qual, no entanto, não pode servir de fundamento para qualquer tipo de limitação à liberdade de expressão, por isso ressalta-se a importância de iniciativas como o “Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições”, instituído em dezembro de 2017 pela presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para desenvolvimento de pesquisas sobre a influência da internet nas eleições, proposição de aperfeiçoamento de normas eleitorais, entre outros aspectos.

Nesse ínterim, imprescindível é perceber a magnitude do processo político democrático, no qual respeitaram-se as instituições e após a oficialização do resultado, no último dia 28 de outubro, oportuniza-se um novo momento para agrupamento de ideias e projetos em torno da decisão soberana do voto popular. A ocasião é propícia, portanto, à redução das polarizações a partir da colaboração com um projeto de país para os próximos quatro anos.

Finalmente, este é o desejo ao mandato do presidente eleito Jair Bolsonaro, que acompanhado das congratulações necessárias, seja propícia à transformaçãoda esperança de ressignificação deseja pelos eleitores em ações institucionais efetivas que possibilitem a mudança de aspectos da realidade atual em direção a retomada do crescimento econômico, com ampliação das oportunidades para todos os brasileiros, tendo como norte os valores fixados com o Estado Democrático de Direito.

Wilson Sales Belchior – Graduado em direito pela UNIFOR, especialista em Processo Civil pela UECE, MBA em Gestão Empresarial e mestrando em Direito e Gestão de Conflitos na UNIFOR. Também possui curso de curta duração em resolução de conflitos na Columbia Law School, nos Estados Unidos. Na mesma instituição participou de série de pesquisa avançada. Palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Conselheiro Federal da OAB (2013-2015). Vice-presidente da Comissão Nacional de Advocacia Corporativa do Conselho Federal da OAB (2013-2015). Membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB (2010-2012). Atualmente é membro da Coordenação de Inteligência Artificial do Conselho Federal da OAB.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet