Click Política

Top 5 da Política – Saiba quem são os 5 melhores oradores da política na PB

Lista semanal com os mais mais da política na PB.

Top 5 da Política – Saiba quem são os 5 melhores oradores da política na PB

A coluna ouviu durante a semana diversas pessoas, entre jornalistas, políticos, intelectuais e profissionais liberais para saber quem são os 5 melhores oradores da política na Paraíba. Veja o resultado.

 5º lugar – Ricardo Coutinho – Duas vezes prefeito de João Pessoa e no segundo mandato consecutivo de governador da Paraíba, Ricardo foi escolhido pelos entrevistados pela argumentação clara e concisa em seus discursos, sempre com um tom provocador contra seus adversários, conseguindo despertar uma coragem “sobrenatural” em sua militância. 

4º lugar – Cássio Cunha Lima – Filho do ex-governador, Ronaldo Cunha Lima, Cássio atualmente é líder do PSDB no Senado Federal e vem marcando sua passagem pelos discursos com críticas contundentes a presidente Dilma Rousseff, onde os embates com o conterrâneo, Lindberg Farias (PT/RJ), são um capítulo aparte de seus pronunciamentos, produzindo frases de efeito sempre com muito bom humor.

3º lugar – Gilvan Freire – Um dos debatedores do programa Intrometidos, Gilvan é ex-deputado estadual, ex-deputado federal e um dos oradores mais habilidosos da política na Paraíba. Dono de um raciocínio rápido, herdado dos tribunais, onde exerce a profissão e advogado, Gilvan costuma unir o profundo conhecimento da língua portuguesa a sabedoria popular.

2º lugar – Marcondes Gadelha – Ex-deputado federal e ex-senador, Marcondes Gadelha é presidente do PSC na Paraíba. Natural de Sousa, Marcondes é um dos políticos que se destacou pela defesa de grandes projetos nacionais, como a transposição das águas do Rio São Francisco. É citado em 9 a cada 10 entrevistados como um dos maiores oradores da política no estado.

1º – Lugar – Raimundo Asfora – Falecido em 1987, Raimundo Asfora é a grande unanimidade entre jornalistas e intelectuais quando o assunto é oratório. Autor da música “Tropeiros da Borborema”, o ex-deputado federal campinense tem discursos ainda hoje listados entre os melhores da História do Congresso Nacional.

COMPARTILHE

Bombando em Click Política

1

Click Política

A vida (ou morte) em um smartphone

2

Click Política

Quando a esquerda deixou de ser povo?

3

Click Política

Senadores temem que prisões dentro da Casa se tornem hábito

4

Click Política

Marcos Vinícius já é favorito na disputa pela presidência da CMJP

5

Click Política

Uber: só no fim do mundo alguém poderia contestar