Nocaute

Após Karolina, Bate-Estaca quer desafio por cinturão no card de Amanda x Cyborg

Atleta peso-palha, que luta no UFC 228 deste sábado, cutuca "Leoa" e diz que vai dar o troco por torcida por sua adversária: "Vai Cris, vai Cris"

Após Karolina, Bate-Estaca quer desafio por cinturão no card de Amanda x Cyborg

Ainda faltam alguns dias para a luta entre Jéssica “Bate-Estaca” Andrade e Karolina Kowalkiewicz no UFC 228, em Dallas (EUA), mas a brasileira nem cogita um resultado que não seja a vitória, e já planeja seus próximos passos no Ultimate. Para Jéssica, número 2 do ranking peso-palha (até 52,2kg), um triunfo diante da polonesa, quarta colocada na divisão, lhe garantiria o direito ao desafio ao cinturão, hoje em posse de Rose Namajunas. Amiga e fã de carteirinha de Cris Cyborg, campeã dos penas, Bate-Estaca já sabe exatamente em que evento e card pretende lutar por seu primeiro cinturão: o UFC 232, no dia 29 de dezembro, noite em que o público verá a “superluta” entre a campeã dos pesos-galos (até 61,2kg), Amanda Nunes, e a campeã peso-pena (até 65,8kg), Cris Cyborg.

– Eu acho que essa luta me deixa muito próxima de uma disputa de cinturão. Pelo que eu vejo, o UFC tinha em mente isso, colocar eu e Karolina. Sou top 2, e a Joanna lutou duas vezes com a Namajunas, o que quer dizer que ela provavelmente não terá essa chance de novo tão cedo. Então vencendo essa luta, estou na porta batendo para lutar com a Namajunas. Tomara que seja ainda esse ano. Já estou com isso na cabeça gravado. Claro que meu foco está voltado para essa luta contra a Karolina, mas venho há muito tempo já pensando nisso. Se eu vencer essa luta, o que tenho certeza que vai acontecer, vou pedir para lutar pelo cinturão no dia 29 de dezembro, no card da Amanda e da Cris Cyborg – explicou Jéssica em entrevista ao Combate.

Sua torcida para a superluta, Jéssica não esconde: é Cyborg na cabeça. Amanda Nunes também não fez questão de esconder quando a própria Bate-Estaca lutou contra Tecia Torres, amiga da Leoa. E, apesar de enxergar desvantagens em um combate entre duas brasileiras pelo cinturão, Jéssica reconhece a importância do evento, que, segundo ela, com certeza terá grande adesão por parte do público.

– Eu respeito muito a Amanda, mas Cris Cyborg é o nosso ícone do MMA. Quando eu comecei a lutar, todo mundo falava sobre a Cris Cyborg. Ela sempre foi o meu espelho, minha inspiração. Em todas as lutas que eu assistia dela, eu pensava: “Tenho que ser igual a essa mulher, chegar nos lugares e as pessoas terem medo de mim, me chamarem de sinistra”. Para a gente que é brasileiro, é ruim, pois ficamos sem saber para quem torcer. Mas eu acho que, por eu gostar tanto da Cris Cyborg, eu vou sempre torcer por ela. Acho que ela pode lutar contra o Papa lá dentro, que eu vou torcer por ela. Se eu estiver lá no dia da luta, vou ficar gritando igual uma louca. Vou fazer que nem a Amanda no dia em que eu lutei contra a Tecia: “Vai Cris, vai Cris” – revelou.

Apesar do cutucão em Amanda Nunes, Jéssica Andrade admite que também pensa em conquistar o cinturão de duas categorias, o que ela vê como uma possibilidade maior com a criação do peso-mosca (até 57,2kg), uma divisão mais próxima do seu biótipo.

– Acho que se um dia acontecer e eu tiver a oportunidade de fazer uma luta especial por uma disputa de cinturão na categoria 57kg, eu quero. Dois cinturões. Não tem preço. Então, tem que ter isso, essa oportunidade de você ter uma categoria próxima da sua, para ter a liberdade de pensar: “Poxa, não estou me sentindo bem nessa categoria, estou me sentindo fraca. Eu tenho uma categoria próxima à minha que é a 57kg, então acho que na 57kg vou me dar melhor”. Quando entrei, eram só a 52kg e a 61kg. Então você pensava: “Ou eu luto no ‘61kg’ ou morro para bater o peso e lutar na ‘52kg’”. Era uma diferença muito grande, você se desgastava demais. Tomara que existam cada vez mais categorias, para ter cada vez mais meninas lutando – exaltou Jéssica.

Para a luta contra Karolina Kowalkiewicz, no próximo sábado, Bate-Estaca pretende sair da sua zona de conforto. Finalizadora por natureza, a brasileira tem treinado muito o muay thai e focado seus trabalhos recentes na trocação em pé. O grande objetivo da luta de Jessica é um nocaute.

– Para esta luta, todo mundo vai ver uma Jéssica diferente. Vou buscar a luta em pé e tentar nocautear ela até o último segundo. Eu acho que a gente tem que lutar no ponto forte da nossa adversária, e a Karolina é uma striker. Seria muito fácil eu chegar na luta, colocar ela para baixo e finalizar. Eu não estaria mostrando o meu melhor e não deixaria ela mostrar o melhor dela. (…) Acho que melhorei bastante a parte da caminhada. Um grande defeito meu era esse: o adversário andar para trás e eu me perder. Isso eu já consegui mudar totalmente no meu jogo. Eu aguento muita pancada, mas se der para entrar menos golpes é melhor. Venho treinando muito isso, de ficar com a guarda mais fechada, manter o foco, tentar esquivar bem dos golpes e voltar golpeando bem.

O Combate transmite o UFC 228 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 19h (horário de Brasília). O SporTV 2 transmite o card preliminar, e o Combate.com acompanha em Tempo Real com as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo. Na sexta-feira, SporTV 2 e Combate.com exibem a pesagem cerimonial ao vivo às 19h50. Confira o card completo:

UFC 228                  
8 de setembro de 2018, em Dallas (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h30, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Tyron Woodley x Darren Till
Peso-mosca: Nicco Montaño x Valentina Shevchenko
Peso-pena: Zabit Magomedsharipov x Brandon Davis
Peso-palha: Jessica Bate-Estaca x Karolina Kowalkiewicz
Peso-meio-médio: Abdul Razak Alhassan x Niko Price
CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília):
Peso-palha: Carla Esparza x Tatiana Suárez
Peso-galo: Aljamain Sterling x Cody Stamann
Peso-galo: Jimmie Rivera x John Dodson
Peso-médio: Charles Byrd x Darren Stewart
Peso-meio-médio: Diego Sanchez x Craig White
Peso-leve: Jim Miller x Alex White
Peso-galo: Irene Aldana x Lucie Pudilova
Peso-mosca: Jarred Brooks x Roberto Sanchez
Peso-meio-médio: Geoff Neal x Frank Camacho

Fonte: combate.com

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

Marcelo Golm busca recuperação em estreia na PFL

2

Nocaute

UFC: Severino tem pagamento por luta retido por causa de mordida

3

Nocaute

Boxe: Bia Ferreira disputa cinturão mundial peso-leve contra argentina

4

Nocaute

Ronda Rousey revela em biografia a razão de aposentadoria precoce no MMA

5

Nocaute

UFC vai pagar R$ 1,666 bi em acordo para encerrar caso antitruste