Nocaute

“Clone” de Jones vira principal sparring de Cormier: “Eu tento levá-lo ao limite”

Frank Muñoz, que virou amigo de "DC" na academia AKA, chama a atenção por ser semelhante ao ex-campeão do UFC tanto pela estrutura física quanto pela fisionomia

"Clone" de Jones vira principal sparring de Cormier: "Eu tento levá-lo ao limite"

Frank Muñoz — Foto:Divulgação

Imagine ser um lutador de MMA prestes a enfrentar o único adversário que o derrotou na carreira, alguém que você não gosta e com quem troca xingamentos pessoal e virtualmente com frequência. Agora, tente pensar que um de seus principais sparrings na academia é o “clone” deste rival. É com esta situação que Daniel Cormier, campeão peso-meio-pesado do Ultimate, se depara durante a preparação para a luta contra o desafeto Jon Jones, sábado, no UFC 214, em Anaheim, nos Estados Unidos. 

Cormier tem no espanhol Frankie Muñoz um companheiro de treinos que não só simula as características de Jon Jones, hábil em aplicar cotoveladas, pisões e golpes giratórios, como também é semelhante ao ex-campeão fisicamente, tanto na altura, quanto na fisionomia. 

Sim, claro que pareço Jon Jones. Na verdade, ele é que se parece comigo. Sou mais velho do que ele, então é ele quem parece comigo. Eu abracei isso, não ligo. Sou do time do Cormier. Eu acho que, às vezes, ele olha pra minha cara e pensa: “F***-se o Jon Jones”. Então, claro, ele se motiva porque eu pareço com o Jones, tento imitá-lo, eu tento levá-lo ao limite, e é assim que ele está melhorando. Mas claro, tem essa influência. Sou alto, negro, pareço com ele, tento ser durão. Tudo isso apenas o motiva a ir além. Agora, quando ele finalmente entrar no octógono, nós já fizemos mais de 30 ou 40 rounds em seis semanas, então com o Jon Jones ele terá apenas cinco rounds finais. O que são cinco rounds perto do resto? Nada… – declarou Muñoz ao Combate.com, após treinar com ele.

Esta é a terceira vez que Frank, residente em Amsterdã, na Holanda, passa um período na American Kickboxing Academy (AKA) para auxiliar Cormier. A proximidade com o campeão do UFC, com quem está há seis semanas, os tornou amigos. O campeão do UFC, inclusive, chama o espanhol pelo apelido.

– É o Frank Maluco. Ele tem 1,93 metros de altura e pesa 95 kg, e é um grande kickboxer, com mais de 90 lutas profissionais, venceu 80. Enfrentou caras como Rico Verhooven. Ele encarou os melhores kickboxers do mundo. E até que se parece com Jon. Eu não o derrubo muito porque ele começa a gritar (risos). Ele é um kickboxer (risos). Eu não ligo de bater na cara dos outros (risos).
Apontado como sósia de Jon Jones antes mesmo de chegar a AKA, Frank Muñoz pensou que poderia ser útil a Cormier, antes da luta dele contra “Bones”, em 2015. O espanhol, então, entrou em contato com Javier Mendez, líder da AKA, e a cara de pau deu certo – foi integrado ao camp.

– Sou proativo. Eu estava morando em Chicago, e disse que realmente poderia ajudar o time. Então o Javier viu alguns dos meus vídeos e me viu lutando contra o Rico Verhoeven, campeão peso-pesado do Glory. Eu enfrentei os melhores do mundo. O Javier mostrou alguns vídeos ao Daniel, e ele disse: “Esse cara parece o Jon Jones, tem um estilo semelhante de luta, vamos trazê-lo para o camp”. E, em dois dias, eu estava embarcando de Chicago para a Costa Leste. Foi assim. Tenho um estilo não-ortodoxo, me movimento, chuto, mudo, solto joelhada, tenho movimentação de pés, tudo. Sou um pouco imprevisível, meu estilo de luta é assim, então percebi que eu realmente poderia ajudar o DC. Não só pareço fisicamente, mas faço o que que precisa ser feito para testá-lo ao limite. Hoje somos amigos, irmãos. Estou muito feliz com essa relação que eu criei aqui.

Pelo que presenciou nos treinamentos, Muñoz garante que Cormier está pronto para manter o cinturão e impor a primeira derrota de Jon Jones – “Bones” soma um revés, porém, por desclassificação após aplicar uma cotovelada ilegal. 

– Eu acho que o Cormier vencerá por nocaute, talvez no terceiro round. Acho que o Jon Jones vai cansar e o Cormier vai pegá-lo com certeza. Daniel diz que, se ele vencer, será o melhor lutador de todos os tempos. Não há duvidas quanto a isso. eu consegui ver a evolução do DC, semana após semana. Agora ele é um lutador completo. Pode fazer qualquer coisa. Claro, ele é ótimo no wrestling, porque é medalhista olímpico de wrestling, tem um ótimo boxe e agora pode chutar, dar joelhada, se movimentar, pode fazer qualquer coisa. Está mais pronto do que nunca. É hora de brilhar.
O Combate transmite o UFC 214 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 19h15 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na sexta-feira, canal e site exibem a cerimônia de pesagem ao vivo a partir de 20h50. Confira a programação completa:

UFC 214            
29 de julho, em Anaheim (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Jon Jones
Peso-meio-médio: Tyron Woodley x Demian Maia
Peso-pena: Cris Cyborg x Tonya Evinger
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Donald Cerrone
Peso-meio-pesado: Jimi Manuwa x Volkan Oezdemir
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h30, horário de Brasília):
Peso-pena: Ricardo Lamas x Jason Knight
Peso-casado (63,5kg): Aljamain Sterling x Renan Barão
Peso-pena: Renato Moicano x Brian Ortega
Peso-pena: Andre Fili x Calvin Kattar
peso-palha: Kailin Curran x Alexandra Albu
Peso-mosca: Eric Shelton x Jarred Brooks
Peso-leve: Josh Burkman x Drew Dober

Fonte: Portal Combate

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

Boxeador aposta na própria vitória e ganha um total de R$ 258 milhões com luta

2

Nocaute

Jiri Prochazka pede revanche com Alex Poatan “o mais rápido possível”

3

Nocaute

“Pensei que tinha apagado”, diz Charles do Bronx sobre Tsarukyan no UFC 300

4

Nocaute

UFC 300: Poatan nocauteia Jamahal Hill no primeiro round e pede vaga no UFC Rio

5

Nocaute

PFL: após “correria” em 2023, Bruno Robusto aposta no planejamento para faturar título