Nocaute

Com brasileiros em desvantagem, UFC Rio pode mudar cenário

Em duelos contra estrangeiros, brasileiros somam 20 vitórias e 21 derrotas. Com 11 lutas contra estrangeiros no próximo sábado, brasileiros podem criar larga vantagem

Com brasileiros em desvantagem, UFC Rio pode mudar cenário

No próximo sábado, no Rio de Janeiro, no UFC Rio 9, os lutadores brasileiros terão a oportunidade de virar o jogo. O fato é que em 2018, até aqui, o país soma mais derrotas que vitórias no Ultimate: 21 a 20. Ao longo de 12 eventos já realizados neste ano, o aproveitamento é de 48,8%. Com o UFC Rio 9, o país terá 11 lutas entre brasileiros e estrangeiros, podendo não só virar o placar, como abrir uma boa vantagem.

Se levado em conta o desempenho dos brasileiros no ano passado, os números desse ano são ainda piores. Em 2017, num total de 11 eventos realizados no mesmo período deste ano, o Brasil somou 24 vitórias e apenas 14 derrotas. A porcentagem aponta um aproveitamento de 63,2%.

Em 2018, os brasileiros perderam as nove primeiras lutas, e só saíram da fila na vitória do peso-médio Ronaldo Jacaré diante de Derek Brunson, por nocaute, em Charlotte. A balança ficou mais equilibrada depois que o UFC chegou a Belém. No Pará, o evento terminou com nove vitórias brasileiras e apenas dois triunfos de estrangeiros. Assim, o Brasil diminuiu a desvantagem para uma luta: 11 a 10.

No UFC 221, em Perth, na Austrália, Jussier Formiga venceu Ben Nguyen por finalização e pela primeira vez o Brasil empatou o placar: 11 a 11. A virada veio com direito a defesa de título, em Las Vegas, no UFC 222. Cris Cyborg venceu Yana Kunitskaya por nocaute numa noite que ainda teve o triunfo de Ketlen Vieira. Mesmo com a derrota de Pedro Munhoz para John Dodson, os brasileiros chegavam a 16 vitórias, contra 15 dos estrangeiros.

No Brooklyn, em Nova York, no UFC 223, Renato Moicano voltou a deixar o Brasil na frente depois de derrota de Fabrício Werdum em Londres, no evento anterior. Após o UFC Glendale, os números ficaram ainda mais a favor do Brasil: 20 a 18 contra “Resto do Mundo”.

No entanto, o aproveitamento brasileiro no UFC Atlantic City foi pífio. Luan Chagas, Thiago Marreta e Edson Barboza sucumbiram, respectivamente, a Siyar Bahadurzada, David Branch e Kevin Lee. Hoje, os estrangeiros têm 21 vitórias, enquanto o Brasil soma 20.

 Combate transmite o UFC Rio 9 ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília) deste sábado. O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo e acompanha o restante do evento em Tempo Real.

UFC 224                 
12 de maio, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-galo: Amanda Nunes x Raquel Pennington
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Kelvin Gastelum
Peso-palha: Mackenzie Dern x Amanda Cooper
Peso-galo: John Lineker x Brian Kelleher
Peso-médio: Vitor Belfort x Lyoto Machida
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15, horário de Brasília):
Peso-médio: Cézar Mutante x Karl Roberson
Peso-pesado: Alexey Oleynik x Júnior Albini
Peso-leve: Davi Ramos x Nick Hein
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Sean Strickland
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Sultan Aliev
Peso-médio: Thales Leites x Jack Hermansson
Peso-meio-médio: Alberto Miná x Ramazan Emeev
Peso-médio: Markus Maluko x James Bochnovic

Fonte: combate.com

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

Marcelo Golm busca recuperação em estreia na PFL

2

Nocaute

UFC: Severino tem pagamento por luta retido por causa de mordida

3

Nocaute

Boxe: Bia Ferreira disputa cinturão mundial peso-leve contra argentina

4

Nocaute

Ronda Rousey revela em biografia a razão de aposentadoria precoce no MMA

5

Nocaute

UFC vai pagar R$ 1,666 bi em acordo para encerrar caso antitruste