Nocaute

Contra Jon Jones, Thiago Marreta aposta em versão “sniper” para fazer o que ninguém fez

Brasileiro faz a luta principal do UFC 239, dia 6 de julho, em Las Vegas (EUA). Anderson Silva, Junior Cigano, Glover Teixeira e Maurício Shogun opinam sobre o duelo.

Contra Jon Jones, Thiago Marreta aposta em versão "sniper" para fazer o que ninguém fez

O sniper é um franco-atirador. Um especialista conhecido por dar tiros precisos. No esporte, o franco-atirador é o azarão, aquele que chega sem muita responsabilidade de ter que sair com a vitória e tenta conquistar o resultado em uma investida certeira. E esta é a versão que Thiago Marreta pretende colocar em prática no dia 6 de julho, quando fará a luta principal do UFC 239 contra ninguém menos do que Jon Jones.

A missão, é claro, é das mais difíceis. Afinal, não é à toa que o americano não perde desde 2009, quando sofreu o único revés da carreira. Ele enfrentava Matt Hamill e dominava o duelo até ser desclassificado por conectar cotoveladas ilegais. De lá para cá, foram 16 lutas, sendo 15 vitórias e um “No Contest” (luta sem resultado). Mas o retrospecto não parece assustar Marreta, que sabe que precisa aproveitar a chance que tiver para fazer o que ninguém fez até hoje: nocautear Jon Jones.

– Ele é uma caixinha de surpresas, assim como eu. Então eu acho que não tem uma coisa que eu tenha que me preocupar, eu tenho que me preocupar de uma maneira geral, é um cara bem completo, diferenciado. Eu vou sentir a luta, achar o momento de atacar, evitar os ataques dele, e achar o momento certo de dar o bote. Como um sniper. No momento certo, eu sou um cara explosivo, e não gosto de desperdiçar golpe – afirmou, em entrevista.

Nas casas de apostas, como não poderia deixar de ser, é de Jones o favoritismo para sair com o triunfo. A descrença na vitória do brasileiro serve de combustível para o atleta da Tatá Fight Team (TFT), que diz crescer nos momentos de mais dificuldade.

– Sei do meu potencial, sei o que posso fazer. Por mais que as pessoas duvidem… Se eu não me conhecesse também apostaria nele, ele é o favorito com certeza, é um grande lutador pela história dele. É um cara muito inteligente lutando. Eu sempre respeitei muito meus adversários, não vai ser agora… Respeito o Jones pra caramba, sei do potencial dele, É um lutador incrível, mas a galera não sabe do meu potencial. Nas dificuldades é que me sobressaio. Muita gente fala: “Você está de parabéns por aceitar lutar contra o Jon Jones”. Mas por que eu não aceitaria? É uma luta para fazer história e mudar minha vida.

Em qualquer luta, o aspecto mental também é fator preponderante para que o atleta tenha uma grande performance. Tatá Duarte, líder da TFT, conhece como poucos seu pupilo e explicou a importância de Thiago Marreta chegar no dia do evento com o psicológico forte. Caso isso aconteça, o treinador fez uma previsão ousada.

– Não penso no adversário, penso no atleta, penso em como o Thiago vai reagir. E ele reagiu super bem, super feliz, está super motivado. O Thiago motivado, vocês podem ter certeza, é luta dura para qualquer um. Quando eu acordo e vejo que o Thiago acordou Marreta… “Hoje vai ser dia mesmo, realmente vai ser aquele dia que vai vir com tudo”. Você sente no olhar dele aquele “eu quero, eu vou conseguir”, e realmente é isso que a gente está esperando no dia 6, quando ele acordar de manhã. Que ele acorde: “Hoje é meu dia”. Aí, meu irmão, certamente o Jones vai correr perigo. Se acordar assim, com certeza você vai ver Jones na lona.

A confiança do técnico é refletida em Marreta, que quer provar que é capaz de surpreender o melhor lutador da atualidade.

– Quero sair de lá com a consciência tranquila de que eu fui e deixei meu máximo. Sei que o Jones sabe que corre risco comigo. Então vai ser uma grande luta, o público vai gostar e, se Deus quiser, eu vou chocar o mundo.

Na opinião de Marreta, um dos segredos para transpor a quase intransponível barreira que Jon Jones representa é tentar pressioná-lo durante a luta, o que, de acordo com o brasileiro, apenas Glover Teixeira fez até hoje. O compatriota evitou apontar o melhor caminho para vencer o americano, mas revelou que, caso tivesse nova chance de enfrentá-lo, estudaria mais seu jogo.

– Se eu soubesse eu tinha ganhado. Acho que o caminho é esse, o Marreta fazer o jogo dele, fazer o que ele sente melhor. O Jones estuda a luta, estuda o cara. tem que estudar ele também. Uma coisa que eu não fiz foi estudar o Jones como ele me estudou. Ele estuda a pessoa que ele vai lutar. Ele é um cara estudioso do jogo. Se eu fosse lutar contra o Jones, estudaria o jogo dele para tentar pegar algum erro. O mapa da mina eu não sei, porque perdi para ele na decisão (risos). Mas o Jones é um estudioso do jogo, de todos os lutadores que ele pega. Ele luta com cada um diferente.

Se Glover revelou torcida por Marreta, o mesmo não pode ser dito de Anderson Silva. O ex-campeão peso-médio do Ultimate declarou que prefere a vitória de Jon Jones, a quem diz considerar um irmão.

– Eu acho que o Marreta chegou onde tinha que estar. Ter a oportunidade de lutar pelo cinturão. É uma luta dura. Eu não vou ser hipócrita ao ponto de dizer: estou torcendo pelo Marreta porque ele é brasileiro. Tenho um carinho maior pelo Jones. Tenho uma relação de irmão mais velho com o Jones, mas é uma luta dura para os dois. Eu acredito que o Marreta vai estar bem treinado e vai dar o melhor dele. Acho que ele tem que manter o que vem fazendo e ter calma. O que a gente confunde quando chega para disputar um título é que a gente acha que vai mudar muita coisa. Não vai mudar nada. É mais uma luta. Que vença o melhor.

Jones conquistou o cinturão pela primeira vez em 2011, quando bateu Maurício Shogun, campeão dos meio-pesados na época. A performance dominante do americano assombrou o mundo e deu o recado de quem era aquele jovem de 23 anos. O paranaense analisou o jogo do rival de Marreta e acredita que o desafiante pode surpreender.

– Acho que a principal arma dele é que ele é um cara que mantém muito bem a distância. A maior envergadura do UFC é dele. Ele trabalha muito bem a distância e não deixa os adversários se aproximarem. Essa é a maior virtude que o Jon Jones tem, trabalhar bem a longa distância, que é a distância dele. Acho que se lutasse com o Jon Jones hoje, o que faria diferente era ir com mais calma. Mesmo sendo campeão, fui muito afoito, muito ansioso para cima. Hoje buscaria mais calma e deixaria a luta acontecer mais. Daria para o Marreta a dica de ir com calma, com paciência, ir para se divertir. Não pode ir com a cobrança de que tem que vencer. Ir com calma, com cautela, o Marreta tem pegada, é muito forte, uma hora ou outra vai encostar no Jon Jones e vencer essa luta. Se o Marreta encostar nele direito, ele pode cair. Acho que o Marreta tem chances – declarou.

Quem acompanhou de perto a preparação de Marreta foi Junior Cigano, ex-campeão peso-pesado, que crê que a movimentação será a chave para Jon Jones ser batido. Os dois treinaram juntos na American Top Team, onde Thiago fez boa parte de seu camp para o UFC 239.

– Eu acredito muito que ele vai surpreender, o Thiago é extremamente talentoso. Ele é muito bom treinando, mas é incrível o quanto ele cresce na luta. Se você assistir um treino do Thiago Marreta você vai ficar impressionado, mas se você prestar atenção na luta depois, ele impressiona ainda mais. É um lutador nato, tem coração de lutador, e eu acho que ele vai surpreender o mundo, vai acabar dificultando para o Jon Jones, que não vai encontrar o caminho como ele normalmente encontra. E o Thiago vai vencer essa luta. É a movimentação. Eu sou um fã da movimentação. É o segredo para conquistar bons golpes e se posicionar bem, ter uma posição de vantagem sobre o seu adversário. Então é trabalhar essas pernas para movimentar bastante, se posicionar e meter a mão – concluiu.

UFC 239                
6 de julho de 2019, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):                 
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Thiago Marreta
Peso-galo: Amanda Nunes x Holly Holm
Peso-meio-médio: Jorge Masvidal x Ben Askren
Peso-meio-pesado: Jan Blachowicz x Luke Rockhold
Peso-meio-médio: Diego Sanchez x Michael Chiesa
CARD PRELIMINAR (20h15, horário de Brasília):                    
Peso-pena: Gilbert Melendez x Arnold Allen
Peso-galo: Marlon Vera x Adversário a ser anunciado
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Randa Markos
Peso-galo: Alejandro Perez x Song Yadong
Peso-médio: Edmen Shahbazyan x Jack Marshman
Peso-meio-médio: Ismail Naurdiev x Chance Rencountre
Peso-galo: Julia Avila x Pannie Kianzad

Fonte: GloboEsporte.com

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

Boxeador aposta na própria vitória e ganha um total de R$ 258 milhões com luta

2

Nocaute

Jiri Prochazka pede revanche com Alex Poatan “o mais rápido possível”

3

Nocaute

“Pensei que tinha apagado”, diz Charles do Bronx sobre Tsarukyan no UFC 300

4

Nocaute

UFC 300: Poatan nocauteia Jamahal Hill no primeiro round e pede vaga no UFC Rio

5

Nocaute

PFL: após “correria” em 2023, Bruno Robusto aposta no planejamento para faturar título