Nocaute

Dana abre o jogo sobre Contender: sucesso do programa, talentos e próxima edição

Presidente do UFC enaltece a estreia do programa no Brasil, promete nova temporada para 2019 e dispara: "As lutas foram incríveis, adorei cada minuto e estou muito empolgado"

Dana abre o jogo sobre Contender: sucesso do programa, talentos e próxima edição

A primeira temporada do Contender Series Brasil, encerrada no último fim de semana, foi um sucesso. É o que garante Dana White, presidente do Ultimate, em entrevista exclusiva ao Combate.com. O mandatário – que contratou para a companhia 11 dos 30 atletas que atuaram nos três episódios do programa – promete repetir a dose em 2019.

– Eu mal posso esperar pela próxima temporada do Contender Series Brasil. As lutas foram incríveis, adorei cada minuto e estou muito empolgado para a segunda temporada.

Dana White, que aplaudiu de pé lutas como Rogério Bontorin x Gustavo Gabriel, e Raulian Paiva x Allan Puro Osso, acredita que a nova geração contratada via Contender poderá ocupar o lugar dos medalhões brasileiros que, aos poucos, vão se aposentando.

– Estou muito impressionado com todos eles e eu garanto que algumas dessas pessoas que nós contratamos vão ser a próxima geração de super estrelas brasileiras.

Confira a entrevista na íntegra com o presidente do UFC:

Qual o seu balanço do programa?

– De 30 lutadores, nós contratamos 11. Desde o começo das artes marciais os melhores lutadores do mundo têm saído do Brasil. Isso nunca vai mudar. Sempre vai ser assim. Alguns dos maiores talentos da história, e alguns dos talentos do futuro eternamente vão sair do Brasil. O Brasil é o país das lutas, mal posso esperar para construir as próximas estrelas brasileiras. Esses lutadores vêm treinando a vida inteira e lutando em eventos menores para chegar ao topo, que é o UFC. Esses caras têm recordes incríveis, são alguns dos melhores talentos do Brasil nesse momento. Eles estão entrando lá para enfrentar alguém como eles, talentosos, lutando em eventos menores e com um ótimo recorde. Em uma noite você coloca tudo isso em jogo.

Pensa em fazer uma nova edição?                    

– Vai ter a segunda edição do Contender Series Brasil, provavelmente será no ano que vem. Nós tivemos 30 lutadores, contratamos 11, e agora precisamos dar um tempo para que o banco de talentos possa se restabelecer, para alguns desses lutadores ganharem mais experiência. Esses lutadores podem ver que têm algo para motivá-los a lutar em eventos menores e nós vamos ficar de olho nos próximos meses. Eu mal posso esperar pela próxima temporada do Contender Series Brasil. As lutas foram incríveis, adorei cada minuto e estou muito empolgado para a segunda temporada.

Desta vez tivemos ex-lutadores do UFC contra os novatos…                  

– Poderemos ter alguns lutadores voltando e tentando lutar no Contender Series novamente. Mas o que eu gosto é de pegar alguns desses caras que estão voltando para colocá-los contra os novos talentos, para ver como esses jovens se sairão contra os mais experientes. Eles não ficam tão nervosos ao entrarem lá para lutar, e eu gosto desse tipo de luta.

O que te agrada mais no formato?                    

– A razão para o Contender Series Brasil é me dar a oportunidade de ver todos os novos talentos do Brasil. É analisar e escolher os talentos que eu quero, mas também é a oportunidade de ver os talentos que estão lá. Acredite, se alguém me impressionar em uma luta e não vencer, isso não significa que eu não o contrataria, ou não daria uma nova oportunidade de lutar no UFC. Então, quando esses lutadores entram lá, eles precisam dar tudo deles naquela luta. Se eles fizerem isso eu vou notar, vou saber que eles fizeram. Mesmo que você não seja contratado naquele dia, pode haver uma oportunidade para você mais pra frente.

O que os atletas precisam fazer para chamar a sua atenção?                      

– Se você já luta há muito tempo, está provavelmente no seu auge, tem de 26 a 29 anos, tem que entrar lá e literalmente ter a melhor performance da sua vida. É a sua vez de brilhar. Você tem essa plataforma para brilhar, tem o palco pronto. Estamos contando a sua história, quem você é, de onde veio, qual seu cartel, a sua idade…Mostre-nos o que você tem de especial. Você precisa ter uma boa performance. Vencer não importa, pessoas vencem o tempo todo, mas será que você será notado? Vai se sobressair com relação aos outros? Será que você vai me fazer te notar? A única forma de você fazer isso é tendo uma boa performance. Se você tiver uma performance incrível e eu amar a sua entrevista…há muitas coisas diferentes, mas no final, o que realmente me impressiona é a sua luta.

Como é a tomada de decisão, envolvendo os matchmakers e o Rodrigo Minotauro?              

– Obviamente os meus dois matchmakers são uma parte muito importante disso tudo. A opinião deles é muito valiosa para mim. Temos o Minotauro, que é um cara que a gente respeita muito e é por isso que nós pedimos para que ele trabalhasse no UFC. A opinião dele e as informações que ele tem sobre os lutadores brasileiros… porque o Minotauro conhece todos eles. Antes mesmo da luta começar, ele me diz: “Presta atenção nesse cara. Esse cara ou essa menina são incríveis”. Ele tem muita informação mais detalhada desses atletas brasileiros porque ele os conhece bem e já os viu lutar. Então, quando vamos para a salinha, ouço a opinião de todo mundo, mas no final a decisão de quem será contratado é minha.

A nova geração oriunda do Contender pode ajudar a preencher, futuramente, a vaga deixada pelos medalhões?                        

– Se você olhar para os lutadores brasileiros da era antiga do UFC, da época do Pride, eles estão ficando mais velhos e chegando naquele ponto em que muitos deles já se aposentaram ou pretendem se aposentar em breve. Veja o Minotauro, o Vitor Belfort, Shogun – não sei onde ele está com a cabeça agora, mas ele provavelmente deve se aposentar logo. Estou procurando pelas próximas estrelas brasileiras, assinamos com 11 lutadores dessa primeira edição do Contender Brasil. Eu estou muito impressionado com todos eles e eu garanto que algumas dessas pessoas que nós contratamos serão a próxima geração de super estrelas brasileiras.

Fonte: Combate.com

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

Boxeador aposta na própria vitória e ganha um total de R$ 258 milhões com luta

2

Nocaute

Jiri Prochazka pede revanche com Alex Poatan “o mais rápido possível”

3

Nocaute

“Pensei que tinha apagado”, diz Charles do Bronx sobre Tsarukyan no UFC 300

4

Nocaute

UFC 300: Poatan nocauteia Jamahal Hill no primeiro round e pede vaga no UFC Rio

5

Nocaute

PFL: após “correria” em 2023, Bruno Robusto aposta no planejamento para faturar título