Brasil

’Aqui no PSL tiveram os candidatos laranjas’, diz deputada do partido ao tentar acusar adversários

A declaração foi feita no mesmo dia em que o presidente da legenda, Luciano Bivar , foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga a prática em Pernambuco.

​'Aqui no PSL tiveram os candidatos laranjas', diz deputada do partido ao tentar acusar adversários

Deputada do PSL Soraya Manato — Foto:Reprodução/Câmara

BRASÍLIA — A deputada Soraya Manato (PSL-ES) foi ao microfone na Câmara na noite desta quarta-feira para tentar atacar adversários afirmando que todos os partidos utilizaram a prática de ” candidaturas laranjas ” nas eleições de 2018, mas acabou admitindo que a legenda da qual faz parte utilizou o expediente. A declaração foi feita no mesmo dia em que o presidente da legenda, Luciano Bivar , foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga a prática em Pernambuco.

Ela começou sua fala lendo um estudo feito pelas professoras Malu Gatto, da University College London, e Kristin Wyllie, da James Madison University, e divulgado pela BBC Brasil, que apontava a possibilidade de a irregularidade ter sido realizada por vários partidos. 

Segundo o estudo, no PSL a suspeita é que 15,9% das candidatas mulheres serem, na verdade, laranjas. 

O percentual seria de 11% no PT, 10,5% no PP, 15,6% no PSDB e as suspeitas se aplicariam a quase todos os partidos. Soraya Manato usou esses dados para dizer que seu partido não poderia ser atacado e acabou por confirmar a prática.

“Pessoal da esquerda, não tem ninguém santo aqui dentro não, tá? Tem laranja em tudo que é partido. Aqui no PSL tiveram os candidatos laranja, mas a grande maioria foi eleita honestamente”, disse a parlamentar.

A “confissão” de Soraya Manato ganhou as redes sociais. Até agora, o PSL tem negado as acusações. Segundo as investigações, mulheres eram inscritas como candidatas, recebiam recursos do fundo eleitoral, mas o montante era gasto em campanhas de candidatos homens. A prática teria sido usada porque na eleição passada vigorou uma obrigatoriedade de destinar 30% dos recursos para mulheres.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Advogada de mulher que levou cadáver a banco diz que idoso chegou vivo no local: ‘Começou a passar mal’

2

Brasil

Deputado professor Francisco lamenta aprovação da PEC das drogas: “um equívoco sem precedentes”

3

Brasil

VÍDEO: Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede para ele assinar

4

Brasil

Professores da UFPB paralisam atividades hoje por recomposição salarial e realizam ato em João Pessoa

5

Brasil

Senado aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga