LUTO

Arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Nobel da Paz, morre aos 90 anos

Primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo, Tutu ficou conhecido internacionalmente pela oposição não violenta ao apartheird.

Arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Nobel da Paz, morre aos 90 anos

Em um comunicado confirmando sua morte neste domingo (26), o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa expressou suas condolências à família e amigos de Tutu, chamando-o de “um patriota sem igual”. — Foto:Gettyimagens

O arcebispo Desmond Tutu, o clérigo anglicano vencedor do Prêmio Nobel da Paz cujo bom humor, mensagem inspiradora e trabalho de conscientização pelos direitos civis e humanos o tornaram um líder reverenciado durante a luta para acabar com o apartheid em seu país natal, a África do Sul, morreu. Ele tinha 90 anos.

Em um comunicado confirmando sua morte neste domingo (26), o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa expressou suas condolências à família e amigos de Tutu, chamando-o de “um patriota sem igual”.

“Um homem de intelecto extraordinário, integridade e invencibilidade contra as forças do apartheid, ele também era terno e vulnerável em sua compaixão por aqueles que sofreram opressão, injustiça e violência sob o apartheid e pessoas oprimidas e oprimidas em todo o mundo”, disse Ramaphosa.

Tutu estava doente há anos. Em 2013, ele foi submetido a testes para uma infecção persistente e foi internado várias vezes nos anos seguintes.

Por seis décadas, Tutu – conhecido carinhosamente como “o Arco” – foi uma das principais vozes na exortação do governo sul-africano ao fim do apartheid, a política oficial de segregação racial do país.

Depois que o apartheid acabou, no início dos anos 1990, e Nelson Mandela se tornou presidente do país, Tutu foi nomeado presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

2

Brasil

CNJ diz que Moro, Deltan e Gabriela Hardt se uniram para desviar R$ 2,5 bilhões da União 

3

Brasil

Daniella Ribeiro seguirá voto do relator e votará contra descriminalização das drogas

4

Brasil

Polícia Federal deflagra nova fase da operação Lesa Patria e cumpre 18 mandados em oito estados

5

Brasil

Vereadores são presos em operação que investiga grupo ligado ao PCC