Brasil

Caça Gripen da Força Aérea faz seu primeiro voo no Brasil

O avião fará o traslado de Navegantes (SC), onde chegou no domingo (20) após quase 21 dias em um navio vindo da Suécia, para Gavião Peixoto (SP).

Caça Gripen da Força Aérea faz seu primeiro voo no Brasil

Mais de 230 brasileiros já foram treinados em Linköping (pronuncia-se linchóping), a sede da Saab. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — O primeiro caça Gripen da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou às 14h04 desta quinta (23) para seu voo inaugural no espaço aéreo do Brasil.

O avião fará o traslado de Navegantes (SC), onde chegou no domingo (20) após quase 21 dias em um navio vindo da Suécia, para Gavião Peixoto (SP).

A cidade paulista sedia a unidade de produtos militares da Embraer, a fabricante brasileira que é parceira da construtora do Gripen, a sueca Saab.

O voo cobriria os 560 km entre os dois aeroportos, mas o tempo não foi estimado porque dependeria da rota e das condições meteorológicas. Não se esperava que o Gripen atingisse sua velocidade máxima, de 2.400 km/h, até porque essa é uma aeronave em teste.

O avião foi pilotado pelo chefe de ensaios de voo da Saab, Marcus Wandt. Ele já havia feito o voo inaugural da aeronave, em 26 de agosto do ano passado. “Vai ser ótimo sentir o fluxo do ar brasileiro nas asas”, disse o piloto em vídeo divulgado pela empresa sueca.

Na quarta (23), o avião acabou de ter peças recolocadas e foi testado na pista de Navegantes. O motor foi ligado e ele taxiou. “Tudo aconteceu como previsto”, disse Wandt.

O Gripen de matrícula FAB4100 é o primeiro dos 36 que o Brasil comprou em 2014, confirmando uma decisão de 2013 que pôs fim a mais de uma década de negociações.

Os aparelhos custarão 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 24 bilhões hoje), financiadas por 25 anos. Os primeiros modelos deverão ser entregues para operação em 2021, e o último deste contrato, em 2026.

Deles, cerca de 15 deverão ser montados no Brasil. O país encomendou 8 modelos com dois lugares, denominados Gripen F. O tipo E, igual ao voado nesta tarde, tem um assento.

Esse avião não existia quando o contrato foi assinado, abrindo a possibilidade de que engenheiros brasileiros da Embraer e de outras empresas associadas ao projeto aprendam a desenhar e construir o avião em conjunto com os suecos.

Mais de 230 brasileiros já foram treinados em Linköping (pronuncia-se linchóping), a sede da Saab.

O FAB4100 foi entregue simbolicamente ao Brasil em 10 de setembro de 2019, na Suécia. Seguiu sua campanha de testes sem incidentes, e agora passará mais um ano sendo avaliado no Brasil.

Hoje, a defesa aérea do país se resume a 46 antigos caças americanos F-5, da década de 1970, parte deles modernizada na Embraer com novos sistemas eletrônicos. O Gripen deverá substitui-los e a outros modelos, como o avião de ataque a solo AMX.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Jovem mata e decepa mão da mãe para retirar dinheiro em banco na Bahia

2

Brasil

Cachorro morre após falha em transporte aéreo e viagem para destino errado

3

Brasil

Concurso Nacional Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

4

Brasil

Vídeo mostra momento exato do acidente com Learjet da Cimed em Erechim, no Rio Grande do Sul; assista

5

Brasil

Atenção: acidente agora com Learjet da Cimed em Erechim no Rio Grande do Sul