Clima

Capital paulista registra novo recorde de calor, com 37,4ºC

O recorde de temperatura na capital é de 37,8°C, registrado em 17 de outubro de 2014, segundo o instituto, que começou a medir a temperatura em 1943.

Capital paulista registra novo recorde de calor, com 37,4ºC

O recorde do ano anterior havia sido batido na última quarta (30), com 37,1ºC, temperatura que se repetiu na quinta-feira (1º). — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — A cidade de São Paulo teve novo recorde de calor nesta sexta-feira (2), com os termômetros marcando 37,4ºC, de acordo com a medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Esta é a maior temperatura do ano e a segunda maior da história da capital, desde que o órgão passou a fazer a medicação.

A medição foi feita no Mirante de Santana, na zona norte. O recorde de temperatura na capital é de 37,8°C, registrado em 17 de outubro de 2014, segundo o instituto, que começou a medir a temperatura em 1943.

O recorde do ano anterior havia sido batido na última quarta (30), com 37,1ºC, temperatura que se repetiu na quinta-feira (1º).

LEIA MAIS: Rio de Janeiro tem praias cheias no dia mais quente do ano: 41°C, diz Inmet

A umidade relativa do ar oscilou em torno de 30%, no período, e por isso, a Defesa Civil municipal decretou estado de atenção para baixa umidade relativa do ar, às 10h50. A aproximação de uma frente fria de fraca intensidade deve provocar chuvas rápidas entre o fim da tarde e o período da noite, segundo o CGE.

Tantos recordes se devem a uma massa de ar seco e quente que está cobrindo o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo), gestão Bruno Covas. Isso faz com que a umidade fique baixa — nos próximos dois dias deve ser em torno de 22%, enquanto o índice ideal é de a partir de 40%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)- e a temperatura se mantenha elevada.

LEIA MAIS: Calor no Leste de Minas eleva temperatura de Coronel Fabriciano a 335 ºC

FIM DE SEMANA

Há previsão de mudança nas condições do tempo neste fim de semana com a passagem de uma frente fria de fraca atividade pelo litoral de São Paulo. isso deve provocar queda nas temperaturas, mas elas voltam a subir a partir da segunda-feira (05).

A previsão é de chuvas fracas e chuviscos entre a tarde e a noite deste sábado (3), com queda de temperatura. A máxima prevista é de 24°C e mínima de 18°C.

No domingo (4), diz o CGE, os ventos úmidos que sopram do mar deixam a faixa leste do estado de São Paulo com muitas nuvens, garoa e chuva fraca sobre a região. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e a máxima não deve superar os 21°C, enquanto os menores percentuais de umidade giram em torno dos 65%, de acordo com o órgão.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

2

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

3

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

4

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

5

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso