Em Presidente Prudente

Cardiologista acusado de abuso sexual de pacientes em consultório é preso em SP

Na Delegacia de Defesa da Mulher, em Presidente Prudente, já foram registrados mais de 30 relatos de abuso sexual de mulheres contra Barretto Filho.

Cardiologista acusado de abuso sexual de pacientes em consultório é preso em SP

Cardiologista acusado de abuso sexual de pacientes em consultório é preso em SP — Foto:Divulgação/Polícia Civil-SP

A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (18) o médico cardiologista Augusto César Barretto Filho, de 74 anos, acusado de abusar sexualmente de pacientes mulheres em seu consultório em Presidente Prudente. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após ser denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Juntamente com o advogado de defesa, Barretto Filho estava por volta das 15h30, horário de Brasília, na sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em Presidente Prudente, onde se entregou à Polícia Civil.

Além de decretar a prisão preventiva do médico, o juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Presidente Prudente, João Pedro Bressane de Paula Barbosa, recebeu nesta quinta-feira (17) a denúncia apresentada pelo MPE contra Barreto Filho, que se tornou réu.

Na Delegacia de Defesa da Mulher, em Presidente Prudente, já foram registrados mais de 30 relatos de abuso sexual de mulheres contra Barretto Filho.

Na denúncia, o promotor de Justiça Filipe Teixeira Antunes acusa o médico de cometer o crime de violação sexual mediante fraude, previsto no artigo 215 do Código Penal, com pena de reclusão de dois a seis anos, agravado pela conduta tipificada no artigo 61, inciso II, alínea g, que trata do abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão.

O caso tramita em sigilo no Fórum da Comarca de Presidente Prudente.

Antunes explicou ao G1 que o pedido de prisão preventiva do médico foi feito à Justiça como forma de garantia da ordem pública, já que no entendimento do MPE existe o risco de ele voltar a praticar os delitos contra pacientes.

Segundo o promotor de Justiça, as investigações realizadas pela Delegacia de Defesa da Mulher, em Presidente Prudente, foram iniciadas em julho de 2018, a partir do relato de uma vítima.

“Ele acariciava as partes íntimas das vítimas durante o atendimento médico dentro de seu consultório para a sua satisfação sexual. Essas carícias não tinham nenhuma relação com o atendimento médico. Ele abusava da confiança das vítimas. Ele tocava as partes sexuais das vítimas e esfregava o seu pênis nas mulheres”, descreveu o promotor de Justiça ao G1.

Em depoimento à Polícia Civil, segundo o MPE, o médico negou os fatos e disse que vai se manifestar em juízo.

As mulheres identificadas como vítimas tinham entre 18 e 50 anos quando foram abusadas, segundo o MPE.

Na avaliação de Antunes, como existe a possibilidade de outras mulheres terem sido vítimas do cardiologista, a orientação é para que procurem a DDM para que os casos sejam apurados.

‘Estado de choque’

Ao detalhar o caso que deu origem às investigações, em julho de 2018, a Polícia Civil relatou que o médico acariciou “de forma lasciva” a perna e a virilha da paciente, assim como introduziu a mão no interior de sua calcinha, apalpando a vagina da mulher, durante o atendimento no consultório. Além disso, segundo a polícia, o cardiologista colocou a mão da vítima em seu pênis, enquanto aferia sua pressão arterial.

“Não bastasse, o médico ainda pediu para ela virar de costas para auscultar seu coração e efetuou movimentos contínuos semelhantes aos utilizados na prática de conjunção anal, encostando seu quadril na região das nádegas da vítima”, salientou a polícia.

A vítima explicou que havia passado por consulta com o mesmo profissional em maio do ano passado e naquela ocasião o atendimento transcorrera dentro da normalidade. Sua pressão arterial foi aferida com a mulher sentada, assim como pela secretária, e a paciente ainda realizou um exame de eletrocardiograma.

Como lhe foram solicitados outros exames, a mulher retornou ao médico em nova consulta no dia 19 de julho de 2018, oportunidade em que o abuso sexual ocorreu.

Durante o abuso, a vítima repetiu por duas vezes, segundo a Polícia Civil, que não gostava daquele comportamento, mas o médico “fitou os olhos de maneira firme e prosseguiu”.

A paciente descreveu que entrou em “estado de choque”, passou a chorar, mas não conseguiu gritar por socorro. A mulher ficou sem reação, exceto a de pedir ao médico diversas vezes para parar.

Sindicância

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo informou que o pedido de cancelamento de registro profissional, apresentado pelo médico, foi indeferido, uma vez que ele responde a uma sindicância.

“Tal cancelamento tornaria nulas as consequentes medidas punitivas”, esclareceu o conselho.

A apuração está a cargo da Câmara Técnica de Assédio Sexual, criada para investigar esses tipos de casos.

Em nota oficial, o Cremesp apontou que as novas denúncias contra o cardiologista serão juntadas à investigação em curso.

Registros

A Delegacia de Defesa da Mulher, em Presidente Prudente, já contabiliza o registro de mais de 30 mulheres que alegam terem sido vítimas de abuso sexual cometido pelo cardiologista durante atendimento em seu consultório.

Em todos os casos registrados na Polícia Civil, os relatos apontam que as vítimas foram atacadas quando passavam por atendimento médico no consultório do cardiologista, em Presidente Prudente, ao longo dos últimos 25 anos.

‘Piada’

Uma das mulheres que registraram Boletim de Ocorrência na DDM, relatando terem sido abusadas sexualmente pelo cardiologista, disse ao G1 que amigos e conhecidos fizeram “piada” quando souberam do caso dela.

“A gente vê que o machismo está em todo lugar. Até em casos como este. Quando, na época, eu disse que havia sido abusada pelo médico, disseram que eu teria gostado. Quando afirmei que viria até a delegacia denunciar, hoje, falaram: ‘Se ficou tanto tempo sem denunciar, é porque gostou’”, afirmou Simoni Aparecida de Oliveira, de 32 anos, que mora em Tarabai.

Ela disse ter sido abusada pelo profissional no consultório médico dele em 2014.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Renda dos 10% mais ricos é 14 vezes superior à dos 40% mais pobres

2

Brasil

Mulher que levou cadáver a banco se livra de ação e ganha pensão

3

Brasil

PT teme que Lira paute pedido de impeachment de Lula

4

Brasil

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

5

Brasil

“Territórios indígenas preservam 80% de toda a biodiversidade do planeta”, diz ministra Sônia Guajajara