Análise

Corregedor recebe imagens referentes a suposta fraude na eleição para presidente do Senado

No último fim de semana, os senadores se reuniram no plenário para eleger o novo presidente da Casa e havia 82 votos na urna – são 81 parlamentares.

Corregedor recebe imagens referentes a suposta fraude na eleição para presidente do Senado

A sessão de sábado foi presidida por José Maranhão (MDB-PB). — Foto:JB

O corregedor do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), informou nesta sexta-feira (8) ter recebido as imagens da TV Senado e de câmeras do plenário referentes à sessão do último sábado (2) para apurar a suspeita de fraude na eleição para presidente da Casa.

No último fim de semana, os senadores se reuniram no plenário para eleger o novo presidente da Casa e havia 82 votos na urna – são 81 parlamentares.

Com isso, nova votação foi realizada, e Davi Alcolumbre (DEM-AL) foi eleito presidente do Senado. As cédulas da primeira votação foram trituradas.

De acordo com Roberto Rocha, são “centenas de horas” de imagens que serão periciadas.

“São centenas de horas de inúmeras câmeras filmando aquele sábado. Nós estamos investigando, estamos olhando todas as imagens, todos os momentos dos votos dos 81 senadores”, afirmou.

O corregedor disse ainda que as pessoas que estavam na Mesa Diretora do plenário durante a votação serão ouvidas para, ao final, “apresentar à população uma resposta satisfatória àquela cena lamentável”.

Segundo o presidente do Senado, Dai Alcolumbre, os brasileiros “esperam uma resposta” da Casa sobre o episódio. Afirmou, ainda, que a votação com 82 cédulas representou “sinal de desprestígio para a política”.

Na sessão de sábado, os senadores deveriam registrar o voto na cédula, colocar o voto dentro de um envelope e, em seguida, depositá-lo em uma urna.

Na hora da verificação dos votos, constatou-se que havia 80 envelopes, cada um com um voto, e duas cédulas, com um voto cada, fora de envelopes.

Imagens da TV Globo mostraram que os dois votos fora de envelopes eram para o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Renan desistiu da candidatura em meio ao segundo processo de votação daquele sábado.

Após a sessão de sábado, o presidente eleito do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que determinaria uma investigação da suposta fraude. O parlamentar do Amapá disse que caberia a Roberto Rocha, como corregedor, apurar os fatos.

A sessão de sábado foi presidida por José Maranhão (MDB-PB). Ao lado dele, na Mesa, estava o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Os dois auxiliavam o processo de votação.

Havia também um grupo de senadores escrutinadores designados pelos partidos para acompanhar o processo. Foi esse grupo de parlamentares que decidiu refazer a votação.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

2

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso

3

Brasil

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas

4

Brasil

Jovem mata e decepa mão da mãe para retirar dinheiro em banco na Bahia

5

Brasil

Cachorro morre após falha em transporte aéreo e viagem para destino errado